quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mais exercícios ou mais séries?

Seria melhor eu realizar 4 exercícios de 3 séries ou 3 exercícios de 4 séries? Essa é uma pergunta muito interessante, e tem uma explicação muito interessante. Se pensarmos no total de repetições e séries será igual, então no que realmente difere?
Do ponto de vista do desgaste articular nenhum. Então nos seus resultados teremos 2 vertentes apenas:
-Maior ativação muscular.
-Diferentes ativações das musculaturas.

Quanto a ativação muscular, alguns exercícios tem maior ativação que outros, ou seja, alguns exercícios estimulam("pegam") mais que outros.

Quanto a diferença na estimulação temos 2 pontos:
Por exemplo você pode estimular seu bíceps realizando uma barra, que é um exercício onde seu corpo se move e você pode estar realizando um rosca direta, que é um exercício que o peso se move. Essa diferença faz com que o padrão de estimulação seja diferente.

A outra diferença de estimulação é por exemplo a posição das mãos na rosca, uma rosca martelo estimula diferente de uma rosca direta, que estimula diferente da rosca invertida.

Então na verdade depende muito da fase de treinamento e do objetivo do aluno para conseguirmos afirmar se é melhor realizar mais séries ou mais exercícios, importante é usar todo esse conhecimento para realizar o melhor treinamento. Abraços e Bons Treinos!

2 comentários:

  1. curti a materia,fala mais aew sobre a diferença de mover o corpo e mover o peso.vlw

    ResponderExcluir
  2. Ok, irei fazer uma matéria só sobre isso. Abraços

    ResponderExcluir