quinta-feira, 16 de junho de 2011

Massagem Miofacial

Você sabe o que Massagem Miofacial?  Para que serve? No que isso tem a ver com seu objetivo e como pode ajudar você a alcançar seus objetivos com menos dor e mais rapidamente? Veja como essa técnica simples e revolucionária pode mudar o rumo dos seus treinamento!

-Você sabe o que Massagem Miofacial?

Miofascial: mio = musculo + fáscia = tecido conectivo. Ou seja miofascial significa fáscia muscular ou fáscia que envolve os tecidos musculares.
A fáscia ou tecido conectivo como vulgarmente é conhecido é um tecido que envolve, separa e divide o corpo, tecidos, órgãos, células, etc. e que tem um papel importantíssimo na ligação, união e separação de todas as partes, tecidos, órgãos e células do nosso corpo.
Ela envolve e protege, criando toda a estrutura muscular (ou outras) desde as fibras musculares às miofibrilas.
As alterações na fáscia podem alterar os fusos musculares, dando origem àquilo que vulgarmente se chama de problemas neuromusculares uma vez que o sistema nervoso comunica directamente com os fusos musculares.
A fáscia se altera de acordo com o sistema nervoso e emocional uma vez que são estes sistemas que dão ordem ao nosso corpo para agir e reagir.
-Fáscia e exercício
E ao treinarmos constantemente criamos pontos de tensão, nos "trigger points", que são pontos de concentração de dor. Além disso a liberação da fáscia muscular ajuda a "criar" espaço para que possamos com mais facilidade desenvolver flexibilidade e hipertrofia.

-Como realizar essa liberação?
Existem diversas formas, é possível utilizar porém a auto-massagem e para isso foi criado um equipamento chamado FOAM ROLLER, ou seja um rolinho no qual fazemos massagem em determinadas musculaturas e em determinados sentidos para que essa liberação ocorra. Segue um video demonstrativo:
Utilizando essas liberações rapidamente você perceberá mudanças tanto no nível de dor pós treino, na flexibilidade e nos resultados obtidos através do seu treinamento seja qual for o seu objetivo.
Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário