terça-feira, 28 de junho de 2011

Mesa dos Professores: Exercícios isolados

 Hoje iremos realizar a primeira mesa redonda (ou mesa virtual) do site, para isso convidei o Professor Elissandro para discutir comigo um assunto muito polêmico, o uso de exercício isolados (exercício monoarticulares como rosca concentrada, tríces francês, flexão plantar, etc.).
Vamos conversar a respeito de sua importância e real necessidade.

Moderador: Qual sua opinião sobre exercícios isolados?
Ricardo Wesley:
São exercícios que tem seu espaço no treinamento, principalmente adequados a individualidade do aluno (como alunos corredores necessitam de exercícios par fortalecer os tibiais anteriores), para equilibrar as deficiências e complementar o treinamento.
Elissandro Martins:
Minha opinião é que os exercícios isolados têm seu espaço dentro do treinamento, o que não pode é fazer deles a base do seu treino.  
Ricardo Wesley: 
Bem lembrado, algumas pessoas utilizam os exercícios isolados como base para o treinamento o que acaba por prejudicar o desempenho e os resultados, já que no treinamento não é só estimulo na musculatura mas hormonal e sistemico também.
Elissandro Martins: 
Exercícios isolados são ótimos para trabalhar os pontos fracos e diminuir a tensão articular causada quando da execução dos exercícios complexos com altas cargas, o que causa um grande desgaste nas articulações.

Moderador: Existe uma real necessidade de se realizar exercícios isolados como:glúteo quatro apoios e rosca concentrada?

Elissandro Martins:
Necessário, acredito que não! Tudo depende da escolha dos exercícios, você pode ativar muito mais o glúteo fazendo um agachamento ou um Leg Press (bem executados), ou ativar muito mais o bíceps executando uma barra fechada. Isso não quer dizer que você não possa fazer um exercício isolado para glúteo ou bíceps, só terá que se preocupar para não deixar o treino muito volumoso.
Ricardo Wesley:Existem diversas pesquisas que comprovam que somente com exercícios complexos(supino, barra, remada, agachamentos) é possível obter resultados identicos aos com exercícios complexos + isolados, mas tudo isso depende principalmente do nível de treinamento do aluno, para um iniciante sim, para um aluno avançado é algo complexo de se afirmar (se o intuito for hipertrofia, para performance concordo que somente complexos podem ser suficientes talvez com um mínimo de isolado para prevenir lesões e corrigir desvios).

Moderador: Qual o volume e importância para o treino?


 Ricardo Wesley:
O volume do treinamento é importante forma de estimular a musculatura, mas não pode ser exagerado, principalmente se trabalhado de uma forma correta um volume grande de exercícios isolados deixa de se fazer necessário para estimular a musculatura adequadamente.
Elissandro Martins:
Como já foi dito, tem que haver uma preocupação para não deixar o treino muito volumoso. Esse alto volume pode levar aquela musculatura a um estado de Overtraining. Portanto, não acho legal colocar 3, 4 exercícios isolados para uma musculatura quando você pode obter melhores resultados utilizando exercícios complexos. Sua importância é exatamente para complementar seu treino, focar o trabalho nos pontos fracos e diminuir a tensão sobre as articulações.
Ricardo Wesley:
Exato, principalmente se você treinar de forma a utilizar musculos que estão envolvidos em um mesmo movimento como: "empurrar"(peito, ombro e tríceps), "puxar"(costas e bíceps) e "agachar"(quadríceps, isquitibiais e glúteos), tornando assim seu treino mais eficiente.  
Moderador: Comentários?
Ricardo Wesley:
Gostaria de agradecer ao Elissandro pela participação especial. Abraços e Bons Treinos!
 
Elissandro Martins:
Abraço a todos com muita saúde!

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