quarta-feira, 1 de junho de 2011

O que é Treinamento Funcional?

Essa é uma dúvida constante para a maior parte da população e para boa parte dos profissionais. O que exatamente é treinamento funcional e como aplica-lo? Para que serve? Substituí a musculação? Substituí a corrida?

O treinamento funcional é uma "modalidade" similar a musculação que pode utilizar os aparelhos tradicionais de musculação ou não, existem alguns equipamentos específicos para o treinamento funcional como: bolas, elásticos, escadas, kettlebells, etc.


Mas para que serve?
O treinamento funcional por definição é um treinamento que vai lhe deixar pronto para as necessidades da vida diária, então se você for um atleta, irá lhe prearar para o seu esporte. Se for uma dona de casa lhe deixará preparada para executar e lhe deixar físicamente bem e alcançar o objetivo que você desejar(hipertrofia, força, definição, emagrecer, etc..).
Mas porquê o treinamento funcional é melhor ou pior que a musculação?
A grande diferença da musculação é que o treinamento funcional engloba uma série de aspectos que se preucupam desde a saúde da sua articulação até que o seu resultado venha o mais rápido possível.

Com a grande variedade de exercícios que o treinamento funcional proporciona é possível elaborar diversos tipos diferentes de treinos, fugindo um pouco da monotonia de executar sempre o mesmo treinamento todos os dias, e ainda assim, respeitando uma progressão e periodização.



A outra grande vantagem é que por trabalhar com movimentos naturais do corpo o treinamento funcional, fortalece seu corpo como um todo, lhe dando autonomia, ou uma "força funcional" que é mais facilmente transferida e sentida pelo aluno, pois juntamente com o fortalecimento da musculatura trabalhada ocorre um fortalecimento das musculaturas abdominais.

Procure sempre utilizar a melhor metodologia para seus treinos, somente assim você terá resultado com menos sofrimento e mais rapidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário