quinta-feira, 30 de junho de 2011

Treino de Força: Quantas Repetições ?

Hoje em dia é comum ver essa pequena confusão, por algum motivo no decorrer dos anos se criou uma mentalidade que treinamento de força é realizar menos de 5 repetições, hipertrofia entre 8-12 e definição mais de 15.
Não poderia estar mais confuso na mente dos alunos. E vamos esclarecer um pouco sobre o treinamento de força e o número de séries e repetições para ganhar força.
 Primeiro fato é que a força é um fator tanto muscular quanto neural, ou seja, uma pessoa pode ter um volume muscular pequeno e ser muito forte, mas quanto maior o músculo maior a chance de ele se tornar mais forte.
Agora vamos esclarecer o tópico de hoje: Realizar mais de 5 repetições pode ser um treino de força?
PODE.
O treino de força atingir um objetivo que aumentar sua força, mas a grande questão é em quais movimentos?
Vovê deve forcar seus esforços nos grandes movimentos como supino, remada, agachamento, e nesses realizar séries de baixas repetições entre 1-6 repetições, e a quantidade de séries pode váriar de 2-10, mas se você for realizar exercícios auxiliares deve repensar na quantidade de repetições neles.
Os exercícios auxiliares são fundamentais para desenvolver um corpo saudável e forte, não somente por questões estéticas mas por questões articulares é fundamental realizar alguns movimentos, para complementar o treinamento gerado somente pelo movimentos ditos como "complexos".
Nesses exercícios utilizar grande quantidade de carga é perigoso, imagine realizar um tríceps testa para uma série máxima de 3 repetições, ou ainda uma rotação externa para 4 máximas, o risco de lesão é grande e o objetivo de desenvolver força máxima nesses exercícios não irá se transferir para nada.
Quando for elaborar seus treinos, pense sempre em construir os auxiliares ao redor dos principais, e organizar o auxiliares de forma a dar um complemento, sugiro a todos que leiam os posts sobre a rotina West Side que fiz:
RicardoWesley-rotina-west-side

RicardoWesley-rotina-west-side-part2
RicardoWesley-rotina-west-side-part3

E muita força no treino, Abraços e Bons Treinos!

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