segunda-feira, 25 de julho de 2011

Amplitude de Movimento

Essa é uma dúvida de um leitor do blog, e vou falar um pouco mais sobre amplitude de movimento.
Esse é um assunto complexo do ponto de vista prático, pois milhares de pessoas vão argumentar a respeito do ideal para cada pessoa e objetivo, mas vou esclarecer cientificamente e na prática qual a amplitude de movimento adequada que você deve utilizar e quais benefícios que isso irá trazer para você.
Uma amplitude de movimento completa gera um maior estímulo para hipertrofia, além de manter a amplitude de movimento, pelo estimulo de alongamento nas fibras.
O que é amplitude de movimento completa: é de uma extensão completa a uma flexão completa. Algumas pessoas tem a capacidade de hiperestender algumas articulações e não se deve hiperestender
A realização de uma estensão total tem significados diferentes, para um levantador de peso é travar a articulação, para um fisiculturista é estender totalmente mas sem deixar as articulações travadas para deixar a sobrecarga sempre sobre a musculatura.
E realizar movimentos com amplitude reduzida é prejudicial?
Se o movimento for só executado em uma amplitude pode vir a se tornar prejudicial, por exemplo realizar um supino curto pode se tornar um problema pois a carga não vai ser comportada pela articulação do ombro e irá desenvolver algum tipo de problema articular no ombro.Mas por outro lado se o trabalho for desenvolvido em todas amplitudes, por exemplo um supino no final, no início e completo, nenhum problema irá ser desenvolvido.
Qual o benefício de se realizar movimento com amplitude reduzida?
É possível direcionar o trabalho para algumas musculaturas, ou preservar algumas articulações com trabalhos em amplitudes reduzidas.
Quais são os exercícios onde devo estar mais atendo a amplitude?
Vou citar algumas que costumam gerar maior problema: supino, agachamento, cadeira estensora, desenvolvimento e elevação lateral. Como se pode observar os maiores problemas são nos joelhos e ombros.
O que posso fazer para não ter nenhum problema articular?
Sempre ter um treino adequado para você e executar de forma correta todos os exercícios com carga adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário