terça-feira, 12 de julho de 2011

O que é Hiperplasia?

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre um assunto que gera algumas dúvidas entre o pessoal que estuda musculação e até entre os acadêmicos de Educação Física, a hiperplasia. Você sabe o que é?



Quando estava na faculdade e ouvi falar pelas primeiras vezes essa palavra, ouvia algumas pessoas dizerem que Hipertrofia é o aumento de massa muscular, enquanto que hiperplasia está relacionada com definição muscular. Será que essa afirmação está correta?

Não. Hiperplasia é uma adaptação fisiológica para ajustar a capacidade tensional do músculo assim como a hipertrofia também é. Mas o que há de diferente entre as duas? A diferença é que enquanto hipertrofia está relacionada ao tamanho e comprimento das fibras musculares, a hiperplasia está relacionada com o aumento no número de fibras.

Como assim? Vou explicar.

Vários estudos apontam o surgimento de novas fibras musculares que aparecem à medida que se ampliam as semanas de treinamento. Isso acontece devido a pequenas células chamadas de células satélites, que se localizam próximo ao sarcolema e que são transformadas em novas fibras musculares.

É isso pessoal, espero ter esclarecido as dúvidas sobre hiperplasia, e quero aqui agradecer mais uma vez ao Ricardo a oportunidade está participando do site o que pra mim é um imenso prazer. Grande abraço a todos e continuem acessando também o meu blog, o http://elissandromartins.blogspot.com/.

9 comentários:

  1. Elisandro, todas as pessoas podem ter hiperplasia? Ou depende da genética? E existem tipos de treinos que favorem a hiperplasia?

    ResponderExcluir
  2. Você poderia citar as fontes e os estudos?

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, todas as pessoas podem ter Hiperplasia, porém com o passar do tempo essa capacidade de renovação das fibras diminui. O treinamento de força é o que mais favorece à hiperplasia devido ao alto número de microlesões causado por ele.

    Ìcaro, posso citar alguns autores que fizeram estudos à respeito do assunto como: Nygaard e Nielsen, Reitsma, Gonyea, Tesch e Larsson, entre outros. Em bons livros de fisiologia você pode encontrar sobre o assunto. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post

    Conheça o novo agregador de links www.surpriselink.com/Inicial nele você pode enviar links com imagem e sem imagem, enviar links com liberação imediata, widgets customizados para seu site/blog e o novo sistema de mensagens e amigos para você convidar outras pessoas a visitarem seu blog.

    Lembre-se quanto mais links você tiver na net, mais facil os buscadores acharão seu site/blog.
    Liberação de link imediata é bem melhor que ficar esperando não é? Então faça uma visita agora mesmo...

    ResponderExcluir
  5. Deveria falar mais sobre o assunto pois o post deixou muitas duvidas, abraço.

    ResponderExcluir
  6. Quem quer ler mais, leia o Guytton, livro de fisiologia médica. Tem tudo sobre tudo!

    ResponderExcluir
  7. VÁ A JORNAL DO AMEIXIAL OU ATRAVÉS DA URL http://wwwjornaldoameixial,blogspot.com E LEIA.
    FICARÁ PASMO,PORQUE AINDA NÃO LEU NADA ASSIM!.

    ResponderExcluir
  8. Trabalhe em casa com seu computador divulgando serviços
    Fechando grupo de pessoas que queiram trabalhar em casa com divulgação de serviços no seu tempo extra sem a necessidade de registro. O ganho mensal varia de R$ 4,30 a R$ 8.818,25 além dos benefícios como Chip Nextel pago pela empresa (ou outra operadora), Plano de saúde e Plano de previdência privada. Se você for uma pessoa determinada e quer começar a ter renda extra acesse:

    http://www.frpromotora.com/44588603


    Saiba mais nesse vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=HdR3yMtejeM

    Seja um divulgador.

    ResponderExcluir