quinta-feira, 21 de julho de 2011

Hipertrofia Sarcoplasmática

Todos nós saímos da academia felizes da vida quando ao terminar um treino de braço, por exemplo, o nosso braço está enorme como nunca visto. É uma pena que esse inchaço dure pouco tempo, de uma a duas horas após o treino o músculo já começa a voltar para o seu tamanho real.

O que é isso e como acontece?


Isso é o que chamamos de hipertrofia sarcoplasmática, sendo mais conhecida como "pump". Acontece devido ao aumento na concentração de líquido no interior do músculo trabalhado conhecido também como "liquido intracelular". Com a saída destes líquidos do músculo após o trabalho, esse inchaço diminui e ele começa a retornar ao seu tamanho natural. Exemplos desses líquidos podem ser: o ácido lático e até mesmo o aumento do fluxo sanguíneo na região trabalhada.

Existe uma faixa de repetições que favoreça esse tipo de hipertrofia?

Sim, para obtermos uma hipertrofia sarcoplasmática o número de repetições precisa está em uma faixa entre 8 e 12 repetições.

Considero esse tipo de hipertrofia extremamente motivadora. É ótimo vermos a musculatura crescendo de uma forma que nunca vimos, e isso faz com que agente termine um treino já torcendo que chegue o dia de treinar novamente aquela musculatura. Então vamos treinar, treinar e treinar para conseguirmos “pumps” cada vez maiores.

Abraço a todos com muita saúde!

6 comentários:

  1. isso q faz meu braço de 30cm um dia virar um de 40cm??tem q existir isso??

    ResponderExcluir
  2. Não Rattus, o que fará seu braço de 30cm virar um de 40cm é a hipertrofia miofibrilar, que é o aumento das miofibrilas do músculo. Para que seu braço possa realmente crescer o que tem que existir realmente é a hipertrofia miofibrilar, mas como disse a Sarcoplasmática é extremamente motivadora. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Importante treinar em faixas de repetição de 2-6 e de 8-12 de 15-20, vai causar hipertrofia sarcoplasmatica e miofibrilar, o que se diferencia é a % de cada uma em relação a seu tipo de treino.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Gostei do resumo sobre hipertrofia achei muito objetivo e conciso. Complementando o que meu grande amigo professor Elissandro falou, a questão da suplementação pré treino pode ser um grande diferencial para o aumento do pump muscular ocasionando uma maior vasodilatação, facilitando ao músculo uma melhor receptividade aos aminoácidos.

    ResponderExcluir
  5. Grande Jason, é um prazer vê-lo por aqui com todo seu conhecimento. Abração!

    ResponderExcluir