quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mesa dos Professores 3: Séries, Repetições e Descanso

O assunto de hoje vai ilustrar para onde está indo seu treino. Será que fazer 3x10 está bom? 4 exercícios para músculos grandes e 3 para pequenos? Descansar sempre 1 minuto? Vamos afundo na elaboração do seu treino, e aprender como otimizar seu treino!



Moderador:Quantas Séries?
 Ricardo Wesley:Chega  a transitar de 1 até 10 séries. Um aluno iniciante pode realizar 2 séries submáximas para aprender o movimento, os levantadores de peso podem fazer 10 séries do mesmo para praticar o movimento.Mas em via de regra 3-4 séries parece funcionar otimamente para a população.
Elissandro Martins: Esses números também são parecidos. 3 séries por exercícios para um iniciante acho um numero bom, já intermediário e avançados podem executar um número maior chegando até 6 o que acho um número exagerado.


Moderador:E o número de Repetições?

Ricardo Wesley:O número de repetições vária de acordo com o objetivo, nível do aluno ( conforme disse o Prof. Elissandro) e também fase do treinamento.
Para mim é muito importante uma periodização adequada, então mesmo um aluno avançado chega a realizar séries de 15 repetições em um determinado período de treino, mas isso tudo dentro de um planejamento.

Elissandro Martins: Acho que além das cargas, o grande diferencial entre o treino de iniciantes, intermediários e avançados está no numero de repetições. Acho interessante no trabalho de iniciantes trabalhar com um número de repetições em torno de 15, dessa forma podemos desenvolver melhor o fortalecimento dos ligamentos e também a coordenação motora. Já intermediários e avançados devem trabalhar dentro uma faixa menor de repetições entre 6 e 12 devido as altas cargas utilizadas no exercícios.


Moderador:Intervalo de descanso?

Elissandro Martins: O intervalo de descanso é outro diferencial importante recomendo que iniciantes nunca trabalhem com um intervalo de descanso abaixo de 1 minuto entre 1 e 2 minutos considero ideal, já intermediários e avançados podem trabalhar com um descanso um pouco menor, sendo que para um intermediário considero 1 minuto ideal, enquanto que o avançado chega a trabalhar com intervalos as vezes muito pequenos.
 Ricardo Wesley:Para mim o intervalo de descanso está relacionado com o objetivo e número de repetições. Uma pessoa que quer emagrecer e realiza um circuito, pode realizar qualquer número de repetições e alternar com outros com 0 de descanso. Já alguém que busca hipertrofia ou força deve descansar de acordo com o número de repetições, por exemplo séries de 8 repetições até 90 seg séries de 3 repetições até 5 minutos.

Elissandro Martins É preciso lembrar sempre que é muito importante respeitar a individualidade de cada um  e dessa forma nem sempre será possível aplicar esses números para duas pessoas diferentes, mesmo elas estando em um mesmo estágio de treinamento. Grande abraço a todos

 Ricardo Wesley:Exato, impossível que o mesmo treinamento seja ideal para duas pessoas, nossas orientações aqui visam dar um princípio e ajudar a todos! Abraços e Bons Treinos

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