segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pilates

Como todos podem perceber o site tem novidades todos os dias. E nas academias não poderia ser diferente. Hoje eu vou falar um pouco sobre o Pilates.
O pilates já não é novidade visto que ele foi inventado por um médico chamado Joseph Pilates(1883-1967). Joseph sofria de diversos males de saúde e foi criando uma metodologia de treinamento que pudesse lhe ajudar com seus problemas de saúde(asma, raquitismo,..), e utilizando basicamente conhecimentos de anatomia e materias disponíveis na época. Ele criou mais de 500 exercícios....
que eram realizados usando peso corporal, molas, barril de vinho e arcos de ferro, tudo isso ainda utilizado hoje apenas com um "acabamento mais moderno".
A grande sabedoria do método pilates é fazer uma cooperação de alguns fatores que hoje em dia estavam esquecidos no treinamento: respiração, controle da coluna e um trabalho global.
-Respiração é um foco muito grande visto que toda energia segundo o pilates deve partir de sua casa de força, ou seja, sua musculatura abdominal e lombar.
-Controle da Coluna é variável e depende do exercício, isso é fundamental, desde aquela época o Sr. Pilates percebeu que o que trás resultado é a INDIVIDUALIZAÇÃO do exercício, ou seja, cada pessoa tem que executar exercícios de uma forma ou determinados exercícios. Por isso existem variações, com a coluna em posição natural ou reta.
-Trabalho global não existem exercícios somente para o tríceps, existem exercícios que utilizam o tríceps, isso é uma vantagem pois todo o trabalho é focado em melhorar o todo e com um trabalho correto seria possível arrumar tudo que está "desarrumado". Esse trabalho é excelente para quem busca saúde, condicionamento e flexibilidade.

O mais importante é utilizar os conhecimentos ensinados por cada modalidade e aplica-los no seu treino, seja qualquer que seja seu objetivo. Abraços e Bons Treinos!

Um comentário:

  1. Olá Ricardo, gosto muito do seu blog em especial o quadro em que você responde leitores.. eu gostaria pedir pra você falar um pouco sobre a alimentação para um treino de granho de força!

    Para denifição, a grosso modo se deve eliminar gordura, para a hipertrofia se deve aumentar a massa magra e como consequencia se aumenta a gordura.. mas e para o ganho de força? é preciso uma dieta com mais proteinas que o normal mas com um valor calorico neutro ? sei lá.. tenho uma grande duvida em relação a isso.

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