terça-feira, 23 de agosto de 2011

Assimetria, por que acontece e como corrigir?

Esse é um problema muito comum no mundo da musculação. Vamos aqui tentar entender por que isso acontece e o que fazer para corrigir.

Assimetria é quando existe desigualdade entre os membros ou lados do corpo. Talvez você tenha um braço ou perna maior que o outro, isso é assimetria. Algumas pessoas são tão assimétricas que é possível perceber no olho a desigualdade.

Por que isso acontece?

A assimetria entre músculos ocorre normalmente devido a um lado do corpo ser mais utilizado do que o outro. Normalmente o lado predominante devido a ser mais utilizado que  outro acaba ficado maior que o lado mais fraco. Por exemplo, se você é destro acaba fazendo a maioria das coisas com o lado direito do corpo isso tente a fazer com que aquele lado que predomina fique mais forte e isso reflete também no seu treinamento, pois você acaba fazendo mais força com um lado do que com o outro e isso acaba gerando essa falta de balanço entre os lados do corpo.

O que fazer para corrigir?

Uma forma bem prática de corrigir a assimetria é trabalhando os músculos de forma individual como por exemplo, utilizando halteres. Dessa forma os dois lados do corpo irão fazer os exercícios com a mesma carga e isso fará com que aos poucos as assimetrias vão desaparecendo. No caso de perna também é possível individualizar o trabalho entre os lados, um exemplo disso é fazer a mesa extensora com uma perna e depois com a outra, o mesmo pode ser feito no Legg Press.

É isso pessoal, forte abraço com muita saúde!

4 comentários:

  1. Isso é um dos grandes problemas no fisiculturismo competitivo e não tão simples de resolver em alguns casos. O myster olympia Jay Cutler tem um dos bíceps muito maior que o outro e se ele não consegue resolver isto, imagina nós...

    ResponderExcluir
  2. Certeza Alexandre, e talvez tenha sido este o motivo por ele não ter conseguido ser o Mister Olynpia a mais tempo. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meu abdomen é assimetrico tipo um lado tem 4 gomos e o outro lado tem 3. Oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  4. o meu abdomen,tem gomos maiores no lado direito e menores no lado esquerdo

    ResponderExcluir