quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Devo treinar todos os musculos?

É estranho pensar que talvez não devamos treinar todas as musculaturas do corpo, não é verdade? Mas é necessário treinar todas as musculaturas isoladamente?Ou existem exercícios que já trabalham indiretamente essas musculaturas e isso já é suficiente? Vamos entender então como seu corpo funciona e se devemos ou não treinar todas as musculaturas.
Ao realizarmos alguns exercícios outras musculaturas já são estimuladas, afinal nosso corpo é inteiramente interligado, e não existe movimento que trabalhe somente uma musculatura (mesmo os exercícios isolados).
Então temos que pensar sempre que ao realizarmos um exercício como remada, já estimulamos outras musculaturas, como o bíceps. Mas isso é suficiente para estimular o Bíceps?

Depende principalmente do nível de condicionamente do aluno, pensando em um aluno iniciante sim, em um aluno avançado não. Mas temos que pensar que isso é verdade também para outras musculaturas, como por exemplo a musculatura do antebraço, tríceps, panturilha, etc.

A necessidade de estimular essas musculaturas vária de acordo com o biotipo de cada pessoa, alunos com mais facilidade de hipertrofia no antebraço podem não necessitar de exercícios isolados para essa musculatura, agora aluno com maior dificuldade talvez necessitem de um ou mais exercícios isolados para aquela musculatura

É importante que sempre ocorra um equilíbrio entre as musculaturas e também o volume de cada treinamento, lembrem-se sempre que para uma sessão de musculação ser efetiva não pode passar de 1h30min, preferencialmente ficar em torno de 50min. Então não adianta jogar milhares de exercícios, é necessário escolher os melhores e pensar em quais exercícios são realmente necessários para tornar o seu treinamento realmente personalizado.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário