quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Intervalados para Hipertrofia

"Ricardo, você está me dizendo que existe treinamento intervalado para hipertrofia?" É, apesar de não ser a ultima novidade, é extremamente raro ver esse tipo de treinamento, então hoje vamos explorar esse vasto mundo do treinamento intervalado em especial focado na hipertrofia muscular.
O principio básico para hipertrofia muscular, é sobrecarga progressiva na musculatura no decorrer dos treinamento. Mas além de sobrecarregar a musculatura temos que pensar em todo aspecto muscular, nutricional, energético e hormonal, é aí que o treinamento intervalado tem seu espaço na busca por hipertrofia.
Indo bem diretamente ao assunto tudo que eu irei falar agora se aplica a corridas MÁXIMAS, ou seja, correr devagarzinho na esteira NÃO irá proporcionar um estimulo melhor para hipertrofia.
Corridas de até 1min ( especialmente as entre 10seg e 30seg) são um potente estimulo, que utiliza principalmente atp-cp(combustível para as fibras rápidas) e glicogênio(fibras médias), esse estimulo ajuda a produzir mais testosterona e Gh. Ou seja, um estimulo perfeito para aumentar a massa muscular e queimar gordura.
Mas como se beneficiar desse tipo de treinamento?
Existem duas formas que esse tipo de treinamento pode lhe beneficiar, o estimulo intra séries e o estimulo pós séries.
O estimulo intra séries consiste em realizar um exercício seguido de uma corrida máxima por um período de tempo, é muito popular utilizada por atletas de futebol americano, onde você realizar uma serie de agachamento e sai correndo.
Exemplo:
8 Repetições de agachamento + 50metros de tiro. 90seg de descanso.
Repetir mais 4 vezes.

Essa é uma forma concentrada na região dos membros inferiores, mas é possível realizar para outras partes corporais com igual benefício (apenas cuidado com a fadiga para não prejudicar o treino de pernas).

O estimulo pós séries esse estimulo é muito popular com quem gosta de levantar cargas elevadas e não quer sacrificar o ritmo do treino. Mais usado por atletas de lutas e competidores de strongman, consiste de ao final do treino realizar uma série de sprints máximo com pouca recuperação afinal de acumular ácido lático e gerar uma maior liberação de Gh.
Exemplo:
6séries de 100metros de tiro. 45seg de descanso.

Esses estimulos são técnicas avançadas, que buscam estimular seu corpo ao máximo, muito cuidado ao utiliza-las, consulte sempre seu treinador antes de realizar esse tipo de treinamento. Abraços e Bons Treinos!

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