domingo, 25 de setembro de 2011

Dores nas Articulações


Dores na articulações podem representar diversos tipos de problemas, como: bursites, tendinites, etc. Vamos entender como aliviar os problemas e/ou evitar isso no treinamento.


Muito cuidado com volume de exercícios
20 exercícios para cada grupamento muscular pode ser muito, ainda mais se do dia para noite você resolve ir para um programa de alto volume, é necessário aumentar gradativamente o volume do seu treinamento para que isso não seja prejudicial para sua articulação.

Cuidado com Amplitude
Obvio que utilizar toda amplitude no movimento ajuda a estimular mais a musculatura, mas é necessário tomar cuidado com alguns exercício como agachamento e crucifixo por exemplo, onde a amplitude total muitas vezes não é o melhor, é necessário pensar no nível e estrutura do individuo antes de utilizar uma amplitude muito grande.

Movimentos em posições desconfortáveis
Os exercícios para os ombros como elevações, devem ser realizados sempre com uma pequena flexão dos cotovelos, isso ajuda a diminuir a sobrecarga na articulação e preserva-la, isso vale para outros exercícios como stiff por exemplo.

Movimentos roubados e intensidade
Existem muitas técnicas para aumentar a intensidade como drop-sets, rest-pause, tome muito cuidado com séries roubadas pois elas representam um perigo não somente para a articulação que está sendo treinada mas para outras também que acabam sofrendo e absorvendo o estímulo extra.

Exercícios com muita sobrecarga articular
Alguns exercícios tem mais sobrecarga nas articulações que outros, isso vale para todos exercícios desde os abdominais, é necessário então sempre escolher os exercícios que estimulam mais e tem menor sobrecarga articular.
Por exemplo, ao invés de fazer um abdominal com infra com caneleira na perna, vamos fazer um infra pendura, mais estímulo com menos sobrecarga!

É isso aí pessoal espero ter colocado alguns dicas úteis para serem aplicadas nos treinos. Abraços e Bons Treinos!

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