segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Entendendo o Alongamento

Antes de começar vamos separar o que é alongamento de flexibilidade. Alongamento é o "exercício" e flexibilidade é a capacidade de ser flexível, que pode ser desenvolvida ou não com alongamento. Mas o Alongamento que você anda fazendo, está sendo efetivo? Você está alongando de maneira correta?

A principal característica do insucesso no treinamento de flexibilidade é a falta de uma correta estruturação do treinamento. Não é somente fazer 1 série de 10seg no início do treino, e a grande verdade é que somente isso não garante nem a MANUTENÇÃO da sua flexibilidade.
Para se ganhar flexibilidade no mínimo devemos treinar os alongamentos de 2-3 vezes por semana e realizar de 3-4 séries para cada grupamento por período de 15-60.
Mas SÓ 15 seg?
É, isso é o que as pesquisas mostram, mas eu prefiro investir em alongamentos um pouco mais demorados entre 30-45 segundos, para termos certeza que estamos estimulando a melhora da flexibilidade.

Antes ou Depois da Musculação?
Em outro horário é o melhor, e de preferência não alongue as musculaturas que você treinou ou irá treinar naquele dia pois isso pode afetar a sua performance ou recuperação e consequentemente seus resultados.

É necessário aquecer antes de alongar?
Sim, é necessário. Lembrando que é preciso alongar não somente geral mas a articulação também, ou seja, algumas rotações de ombros antes de alongar membros superiores por exemplo, vão fazer milagres pelo seu alongamento.

Aplicando essas dicas seus treinamentos irão ficar muito mais produtivo e você alcançará resultados efetivos nos seus treinos de flexibilidade. Quem quiser saber mais sobre alongamentos veja o meu canal no youtube com muitos videos explicativos.
Abraços e Bons Treinos

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