terça-feira, 6 de setembro de 2011

Panturrilha sentado e em pé, qual a diferença?

Algumas perguntas surgem sobre o treino de panturrilhas e algumas exatamente sobre a posição em que é desenvolvido o exercício. Fazer panturrilha com o joelho flexionado (sentado), ou com o joelho estendido (em pé), faz alguma diferença?


Faz toda a diferença. Primeiro precisamos entender que o que chamamos de panturrilha, batata da perna ou gêmeos, é para a anatomia o que chamamos de Tríceps Sural, pelo nome você já percebe  que é uma musculatura dividida em três porções assim como o tríceps braquial. As três porções da panturrilha são: gastrocnênio lateral e medial e o sóleo, uma porção um pouco menor que fica situada por baixo dos gastrocnêmios.

Como trabalha cada porção da panturrilha

É aí onde está toda a diferença entre trabalhar panturrilha sentada ou em pé. O grau de flexão do joelho é que determina qual porção trabalhará mais na execução do exercício, o gastrocnêmio atua melhor e se torna o músculo principal quando o joelho está estendido, enquanto que o sóleo será o músculo principal à medida que o joelho se flexiona.

Mas aí você ainda pergunta: qual o melhor para se trabalhar? Os dois. Tanto o sóleo quanto o gastrocnêmio precisam ser bem trabalhados para que possamos ter pernas fortes, por isso é necessário que se faça tanto panturrilha com o joelho estendido, quanto com o joelho flexionado.

É isso aí pessoal, forte abraço com muita saúde e não esqueçam de estarem também acessando meu blog!

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