quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O benefício dos Halteres

Treinar com halteres é amado ou condenado por muito atletas do fisiculturismo, vamos entender melhor o benefício de treinar com eles para atletas iniciantes e avançados.
A grande questão do treinamento com halteres, é que necessitamos de uma maior estabilização para utiliza-lo, afinal uma máquina somente temos que realizar a força para que o equipamento mova-se, já com halteres devemos guiar e realizar o movimento completo e de maneira sincronizada.
Se analizarmos os benefícios veremos que treinar com halteres ajuda a desenvolver mais as musculaturas estabilizadoras o que a médio e longo prazo é excelente, para prevenir lesões e ajudar a levantar mais carga, além da variedade de exercícios ser gigante.
Halteres: a progressão
A grande questão é que a progressão na utilização de halteres é feita de maneira incorreta, alunos iniciantes deveriam utilizar mais peso corporal e máquinas, progredindo para exercícios com halteres.
O que é mais comum é começar com halteres o que acaba por tornar difícil a aprendizagem do movimento, salvo casos específicos como de pessoas muito coordenadas ou em treinamentos particulares.
Mas e no caso de alunos avançados?
Alunos avançados deveriam utilizar mais halteres, mas caem em uma questão muito complexa: a dificuldade de manusear o halter. Para que utiliza mais de 40kgs no supino a dificuldade de colocar o halter na posição é maior do que de fazer o exercício.
Mas aí que mora o erro, os exercícios com halteres deveriam progredir também, realizando por exemplo bi-sets: como crucifixos seguido de supino com halteres, ganhando além do benefício do halter uma intensidade muito grande.
Quais melhores exercícios para fazer com halteres?
Considero alguns exercícios excelentes para serem utilizados com halteres pela maior amplitude ou conforto para realizar com mais carga, como : stiff, desenvolvimento, remada alta e remada unilateral.

O mais importante é ter conciencia de utilizar o halter como uma ferramenta que incremente seu treino tornando ele mais rico, seguro e eficaz.
Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário