segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O processo de hipertrofia: uma visão própria parte 2

Eu sempre fui alvo de piadas no youtube por ser "magro", na verdade eu passo longe disso, mas não sei porquê minha câmera me afina e como sempre digo meu objetivo é ser forte e atlético. Mas vamos continuar falando agora sobre como foi o resto da minha etapa de periodização e como foi para chegar as 87kgs com 1,73 de altura.

A segunda parte do processo eu mudei minha periodização para ABC, lembrando que eu só consigo treinar entre 4-5x por semana, confesso que nessa etapa tentei aumentar para 5x por semana, mas o fluxo de serviço me impediu por algumas vezes, e para quem pode dizer porquê eu não treinei no fim de semana eu estava em cursos toda fim de semana pelos últimos 3meses.
Meu treinamento se dividia basicamente da seguinte forma:
A-peito, ombro e tríceps
Supino reto
Supino inclinado
Desenvolvimento
CrossOver declinado e elevação diagonal
Remada alta e Tríceps Pulley
Paralelas


B-Pernas
Agachamento tradicional
Leg Press Unilateral
Cadeira Extensora e Cadeira Flexora
Cadeira Adutora eventualmente alternada com cadeira abdutora(Buscando corrigir um desequilíbrio muscular)

C-Costas e Bíceps
Barra fixa
Pulley Frente Aberto ou com barra romana quando a academia tinha.
Remada fechada
Crucifixo Inverso e Remada Aberta
RW PullDown e Rosca Direta no TRX
Rosca Spider
Rosca Martelo com Corda no cabo

Como todos podem ver, os exercícios selecionados, não são nada fora do usual, talvez um pouco mais de riqueza em alguns treinamentos, mas o importante é que eu me foquei nos principais exercícios e em corrigir qualquer problema articular que eu pudesse vir a ter por meio de desequilíbrios musculares.

Um fator importante é que a periodização, ou seja, a progressão que eu fiz a cada semana, é o fator fundamental para que seja possível progredir sem parar, para progredir o mais rapidamente possível.
Minha alimentação continuou basicamente a mesma de sempre, eu não tomo suplementos, eu não uso anabolizantes e eu não fiz nenhum treinamento aeróbio (com excessão de 1 dia onde eu corri por 1hr em um curso).

Ricardo você não treina Panturrilha, Ante-braço ou Abdômen?
Não, na verdade eu não treino nenhum desses grupamentos musculares diretamente a algum tempo. Eu eventualmente em 1 periodização posso treinar eles diretamente, mas o estímulo indireto é mais que suficiente. Um salve para a musculatura abdominal que é necessário um trabalho de base, que eu faço mais frequentemente nas periodizações somente nesses meses que me foquei no resto. Ou seja dar prioridade é fundamental para evoluir rapidamente.

E agora qual o objetivo?
Eu estou começando uma nova etapa agora de definição, e o que mudou no meu treinamento vocês irão saber no final desse período, e apenas para deixar a todos um pouco curioso eu já perdi 1 kg. Essa etapa vai ser muito rápida.

Abraços e Bons Treinos!

2 comentários:

  1. Olá, professor. Uma dúvida. Seu treinamento está sendo bem intenso, o ganho de peso idem. O que aconteceria com seu corpo se, por alguma razão (uma lesão, um acidente, uma cirurgia etc.), você tivesse que parar de malhar? Digo, o que aconteceria com os músculos e com a pele que recobre os músculos? Imagino que não seria nada bom... Abs,

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  2. Na verdade a massa magra estabiliza por algumas semanas, entre 2-4 semanas, depois começa a regredir, a pele na verdade não tem uma propriedade elástica tão grande de regredir, mas é difícil ficar com pele sobrando com excessão de casos de obesidade.
    Abraços

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