quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Quanto mais treinar, mais forte vou ficar?

Todos nós já caimos nesse armadilha, começamos com um volume de treino normal e aumentamos aos poucos conforme vamos progredindo, apatir daí presumimos que quanto mais forte e mais treinarmos mais iremos evoluir, certo? Quanto mais volume no treino melhor? Vamos entender

Número de séries
Aumentar o número de séries é uma forma comum de aumentar a intensidade, mas quase todo mundo estabiliza e 4 séries por exercício no máximo, o verdadeiro problema surge quando começaos a discutir o número de exercícios.
Somente mais exercícios
Adicionar exercícios em um treinamento tem diversos objetivos, o problema é quando o único objetivo é tornar o treino mais volumoso.
Se você realiza por exemplo: supino reto na máquina, supino reto com halteres, supino reto na barra, supino reto no smith, supino com elástico e flexão de braço.
Exercícios diferenciados
Variar os estimulos é importantissimo, mas se seu objetivo é hipertrofia, de que adianta você fazer 5 tipos diferentes de agachamentos instáveis, utilizando todas plataformas da academia?
Exercícios para trabalhar diferentes porções
Essa vai gerar polêmica, mas os exercícios trabalha as fibras da musculatura como um todo, com poucas excessões como o supino reto e inclinado, que te ativações diferentes das fibras claviculares e esternais. Então não adianta fazer exercícios como rosca concentrada pra trabalhar o pico do bíceps ou scott pra trabalhar volume.
Exercícios repetidos
Utilizando o bíceps como exemplo: realizar rosca concentrada, direta com barra e scott, os padrões de movimento são igual e com os mesmos aparelhos?
Exercícios isolados
Aqui mora a armadilha, a maior parte das pessoas sente mais o trabalho muscular concentrado, ou seja, trabalhar a musculatura de maneira isolada, por isso o foco nesse tipo de exercício, mas para trabalhar utilizando somente exercícios isolados vai exigir um volume de exercícios enorme. E isso além de atrapalhar seu treino, gera um estímulo sub-otimo.

Lembrem-se de controlar o volume e não deixar o impulso por fazer mais exercícios tomar conta, já que isso vai prejudicar seus resultados! Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário