terça-feira, 22 de novembro de 2011

Como aumentar ou diminuir a ação de determinados músculos nos exercícios

Esta é uma questão que dá pra fazer uma série de postagens mostrando como é possível diminuir ou aumentar a ação de determinados músculos durante a execução dos exercícios. Vocês vão ver aqui como é possível em um exercício focar o trabalho em uma musculatura determinada ou dividir este trabalho com outros músculos. Vamos a alguns exemplos!


No agachamento como isolar o quadríceps? No agachamento você poderá diminuir a ação do glúteo durante a execução através da utilização de um calço de mais ou menos 2 centímetros. Quando você coloca um calço em baixo do calcanhar você acaba enfatizando mais o trabalho no quadríceps em relação ao glúteo.

E o glúteo como posso isolá-lo? Para o glúteo vou citar um outro exercício multiarticular que é o avanço. Durante a execução do avanço para que você possa diminuir a ação do quadríceps isolando assim o glúteo você irá fazer o oposto do que foi feito no agachamento, em vez de colocar o calço na parte de trás do pé você irá colocar na frente deixando a ponta do pé sobre o calço fazendo com que a ação do glúteo seja maior no exercício em relação ao quadríceps.

Um outro exercício para membros inferiores que você poderá isolar melhor a musculatura é na mesa flexora, nela se você flexionar o tornozelo deixando-o na posição de flexão plantar você irá fazer com que a panturrilha diminua sua ação durante a execução do exercício aumentando assim o trabalho do bíceps femural.

Este isolamento ocorre devido um aproximamento das inserções do músculo que você busca diminuir a ação, desta forma deixamos o músculo em insuficiência.

É isso pessoal, abraço a todos com muita saúde!

3 comentários:

  1. Muito bom Elissandro
    Do afundo eu faço um pouco diferente eu uso elevações ou na perna frontal ou dianteira afim de enfatizar algo.
    Fantástico o post e é verdade pequenos detalhes que fazem toda a diferença.
    Você já utilizou bola ou faixa elástica para enfatizar vasto medial e vasto lateral?
    Abraços!

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  2. É Ricardo, como costumo falar a musculação é um monte de detalhes que se você acertar terá ótimos resultados. Bola já utilizai sim mas faixa elástica ainda não! Me fale aí.

    Forte abraço!

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  3. Para ativar mais vasto lateral passo um elástico ao redor dos joelhos fazendo com que o aluno tenha que contrair aquela musculatura para poder realizar o exercício corretamente, da certo em leg press, agachamento, afundo, muito útil. Uso também com alguém que jogue algum esporte de troca de direção constante, como futebol, para evitar qualquer lesão.
    Abraços

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