sábado, 26 de novembro de 2011

Mito do Descanso de 48hrs

Hoje vou falar de um mito que percorre as academias e nós professores costumamos empregar diariamente, mas que na verdade é um mito. Após treinarmos uma musculatura necessitamos descansar 48hrs no mínimo, vamos entender o porquê isso é mentira, mas mesmo assim é utilizado, e como usar isso a seu favor nos treinamentos.
Vamos pensar em um esporte, Jiu-Jitsu, o praticante faz força muscular de puxar o tempo todo, ou seja muita ação de costas e bíceps, se pensarmos em nível competitivo ele treina no mínimo todos os dias, aonde está o descanso?


A diferença entre esportes e Bodybuilding
É verdade que em diversos esportes as musculaturas são utilizadas mais frequentemente mas os praticantes não são gigantes. Verdade. Mas a grande diferença está mesmo na estrutura alimentar. Então porquê não posso treinar bíceps ou abdômen todos os dias?

A frequência
Na verdade você até pode treinar, o grande problema é se recuperar, como a hipertrofia é um processo que ocorre no descanso é necessário dar algum tempo para a musculatura responder, já nos outros esportes onde a grande questão é prática do movimento e força, não é necessário ter um descanso tão grande.

Erros e Acertos
Todos sabem que sou contra divisões que treinam ombro e perna no mesmo dia, correto? Pois não há tempo suficiente de descanso para o ombro pois ele acaba sendo estimulado todos os dias. Mas da mesma forma podemos pensar em algo positivo, por exemplo se você treinar somente 3x por semana, essa divisão é boa, pois aumenta a frequência do estimulo:
Segunda:Peito e Tríceps
Quinta(ou Quarta):Costas e Bíceps
Sexta:Perna e Ombro

Fisiculturismo feminino e frequência de treino
Era comum a algumas décadas mulheres treinarem pernas 3-4x por semana PESADO, e como explicar a melhora delas? Essa é uma questão simples mas temos que analisar o treinamento:
-Repetições altas 12-20(recuperação mais rápida)
-Cargas Baixas
E descanso programado, ou seja, é possível treinar segunda e terça perna, mas você precisa descansar na quarta.

Espero que tenha esclarecido um pouco sobre o mito das 48hrs e apesar de ele não tão verdadeiro assim na prática é importante levar em consideração que precisamos dar descanso para as musculaturas e nosso sistema nervoso central, além disso o desgaste articular e possíbilidade de lesão aumenta exponencial e só recomendo aumentar a frequencia sendo orientado por um professores.

Abraços e Bons Treinos!

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