quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Treino para Hipertensos

Hoje em dia é muito comum os alunos sofrerem com hipertensão, que é um aumento da pressão arterial, que pode levar a problemas como infarto e AVC. Para isso temos que tomar muito cuidado com a prescrição do aluno e é FUNDAMENTAL que o aluno tenha o acompanhamento de um personal, para que seja possível ter uma melhora da qualidade de vida sem riscos para a saúde. Vou falar um pouco sobre como deve ser o treinamento do aluno.
Treinamento aeróbio
É sempre o carro chefe, tem que ser primordial e é necessário sempre trabalhar em intensidades controladas, o uso de um frequencimentro é essencial. Deve se trabalhar numa faixa progressiva, começando de uma percepção de fácil, até no máximo cansativa.

Treinamento de musculação
Importante sempre menssurar a pressão antes e depois do treino, caso antes do treino de mais que 16/10 NÃO TREINE e fale com seu médico.
Os protocolos mais atuais prescrevem que o treinamento deve:
-não ter repetições muito altas
-sugere cargas adequadas a faixa de repetição(ou seja, nada de pegar muito leve)
-treinamentos por tempo ou circuitatos são uma boa escolha.
-escolher métodos alternados por segmentos ou agonista-antagonista.
-cuidado com trabalho respiratório(não prender respiração nunca)
-cuidado com posição corporal(evitar exercícios declinados por exemplo)

Alongamento
Cuidado apenas com as posturas e respiração de resto vida normal

Treinamento aquático
Pode ser uma boa pedida, que o meio líquido abaixa a pressão graças a temperatura, é necessário combinar sempre com exercícios de musculação e aeróbios.

Essas são apenas algumas recomendações, lembre-se sempre de conversar com seu médico antes de fazer qualquer atividade física.
Abraços e Bons Treinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário