quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Treinos volumosos

A muitos anos atrás os grandes atletas do fisiculturismo treinavam com volume de séries muito alto, digamos que passar 2hrs na academia era o mínimo, então podemos calcular no mínimo 80 séries, não podemos negar que deu resultado, mas é realmente a melhor forma de se treinar?



Eu mesmo já treinei diversas vezes com volume de treinamento elevado, afinal eu já fui atleta e como tal buscamos de tudo para melhorar. Mas realizar diversas séries para cada grupamento muscular é realmente o ideal pensando em hipertrofia?
O processo de hipertrofia ocorre por diversas motivos, mas vou pegar 3 motivos para qual o treino de alto volume deveria ser bom: esgotar o estoque de glicogênio, maior número de micro-traumas e estimular a musculatura de diversas formas.

Esgotar o estoque de glicogênio, isso parece uma boa alternativa, já que quando mais eu fizer mais eu vou esgotar as energias certo? Não necessariamente, por ser um treinamento muito longo as fibras glicolíticas começam a ser menos ativadas e além disso seu corpo passa a usar cada vez mais gordura pois o cortisol fica elevado(principalmente após 50min de treino)

Maior número de micro-traumas, essa é uma explicação inteligente, mas o problema é que microtraumas acontecem graças a carga, e com esse volume de treino os últimos exercícios ficam muito prejudicados, no final das contas é possível que o exercício só sirva para prejudicar sua recuperação. Além do desgaste articular que sempre cito.

Estimular a musculatura de diversas formas, esse é um dos maiores mitos do treinamento, para algumas musculaturas como  o peitoral existe diferença em trabalhar inclinado e declinado, mas TODO o peitoral é estimulado em qualquer exercício(inclinado,reto,declinado), e não necessitamos treinar em todas variações de posições possível para alcançar um bom desenvolvimento da musculatura.

RICARDO VOCÊ É CONTRA TREINO DE ALTO VOLUME?
De maneira nenhuma, acredito que seja necessário elevar o volume do treinamento períodicamente como parte do processo do treinamento, mas nada que deva ser mantido por muito tempo, além disso é necessário aumentar o volume de treinamento focando em um objetivo, pois treinos volumosos constantes levam com certa ao excesso de treinamento.

Lembrem-se de planejar corretamente seu treinamento, pois é isso que faz a diferença entre ter resultados e não melhorar em nada. Minha dica? Que tal deixar eu elaborar seu treino?
Abraços e Bons Treinos!

3 comentários:

  1. esse post veio pra mim.em duas semanas termino esse e sei lá oq eu faço do proximo.

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  2. meu treino é puxado assim,agora em uma semana eu termino o Set. reavalio e vejo oq faço no meu proximo.

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