quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Benefícios dos exercícios unilaterais

Os exercícios unilaterais apesar de extremamente simples de se realizar, são pouco utilizados nas academias. Com excessão da rosca concentrada, não vejo quase pessoas realizando leg press unilaterais, extensoras, flexoras, supinos, remadas, etc. Vamos então entender qual os benefícios de realizar os exercícios de maneira unilateral.

Mais peso
Ao realizar um exercício unilateral você tem 60% da força que tem de forma bilateral(com os dois lados), ao contrário do obvio que seria imaginar 50%, isso é excelente!

Mais estabilidade
Ao realizar um exercício unilateral a articulação tem que trabalhar mais para se estabilizar, isso vai fortalecer outras musculaturas secundárias.

Mais ativação do core
Indiretamente você trabalha mais as musculaturas profundas do abdômen para poder manter uma postura adequada durante o exercício.

Mais amplitude
Naturalmente você acabará realizando o exercício com mais amplitude que bilateralmente, pois a musculatura do outro membro não será um limitante.

Mais transferência esportiva
90% dos esportes acontecem em movimento unilaterais alternados(como correr, chutar, bater, etc.), então treinar de forma unilateral vai transferir sua força de maneira mais expressiva para seu esporte.

Então ta esperando o que para começar a realizar alguns exercício unilaterais? Procure sempre começar com cargas mais leves e foco na postura. Abraços e Bons Treinos!

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