quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Glúteo: agachamento ou 4 apoios?

Vejo todos os dias, dezenas de mulheres se questionando o que elas deveriam fazer para ter um desenvolvimento seja hipertrofia ou tônus na musculatura do bumbum. Mas o que é realmente o melhor a fazer? Só um dos 2? Os 2? Ou algum terceiro exercício?
Primeiramente temos que pensar que todo treinamento deve incluir exercício multi-articulares e isolados para complementar o treino.
O agachamento realmente tem uma ativação muito grande de glúteo(depende também da amplitude do movimento), além de ser possível utilizar uma carga mais elevada, e por movimentar muita massa muscular ocasionar em uma maior liberação hormonal.
Então só o agachamento basta?
Pode ser que sim , pode ser que não.

Os 2 movimentos para que não...
Todas as pessoas tendem a não utilizar cargas muito elevadas no agachamento e realizarem o movimento de maneira curta, isso pode acabar por não estimular de maneira eficaz.
Além disso existe o fator psicológico(placebo), onde a pessoa realmente acredita ser necessário utilizar exercícios isolados para treinar aquela musculatura.

Existe um terceiro exercício que você recomendaria?
Eu acredito que existem alguns exercícios perdidos no meio do treinamento e falando de treinamento de glúteo o campeão do esquecimento é a elevação de quadril.
Esse exercício além de ativar muito a musculatura do glúteo e posterior de coxa, trabalha as musculaturas estabilizadoras da coluna, ou seja, um incrível exercício preventivo também.
Além disso é possível colocar uma carga considerável apoiando uma barra sobre o quadril, ou utilizando plataformas instáveis ou realizando o exercício de maneira unilateral.

O mais importante é intendermos que não é somente um ou outro exercício que vai fazer a diferença, mas sim todo planejamento e periodização do seu treinamento.
Abraços e Bons Treinos!

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