terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Treinando Panturrilhas: o que realmente funciona!

Vamos entender primeiramente o no que consiste a panturrilha: ela consiste de 2 músculos o gastrocnêmios e o sóleo. E para ter um desenvolvimento completo na panturrilha temos que atacas as duas musculaturas e para isso vai ser necessário estratégias diferentes. Vamos entender...

Além da posição na panturrilha essas musculaturas tem outras 2 diferenças:
-Tipo de fibras
-Ativação diferenciada dependendo se o joelho está ou não flexionado.

Ambas musculaturas servem para fazer flexão plantar, ou seja, colocar a ponta do seu pé para baixo. Mas em situações diferentes elas são acionadas de forma diferentes.
Se você estiver com o joelho flexionado o sóleo será mais ativado, já que o gastrocnêmio está encurtado nessa posição, já que sua função também é realizar a flexão dos joelhos. Já com as pernas estendidas o gastrocnêmio será mais ativado.
Quanto ao tipo de fibra o gastrocnêmio tem predomínio de fibra tipo II(rápida) e sóleo tem predomínio de fibra tipo I(lenta), então o treinamento de ambas musculaturas deve ser sempre igual?

Na verdade isso quer dizer que fazer séries de muitas repetições para o gastrocnêmios é perda de tempo, devemos trabalhar então com cargas mais pesadas e em movimento de no máximo 12 repetições.

Então resumindo vou colocar um pequeno exemplo de como poderia ser elaborado esse treinamento:
Panturrilha sentado(sóleo):3x12-15repetições
Panturrilha em pé(gastrocnêmios): 4x8-12 repetições



Colocando esses princípios em prática é certeza que seus resultados vão melhorar. Abraços e Bons Treinos!

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