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Mostrando postagens de Janeiro, 2012

A importância de uma semana de descanso

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Olá pessoal, tudo bem? Após uma semana sem postagens, hoje estou aqui para falar sobre a importância de depois de alguns meses treinando pesado, tirar uma semaninha de descanso para que o corpo possa recuperar um pouco das suas energias perdidas ao longo destes meses.

Agachar: 90 graus ou profundo?

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A grande dúvida do treinamento físico, principalmente por parte do público feminino, é quantos graus devemos agachar? É verdade que agachamento faz mal para os joelhos? E é verdade que agachar profundo vai causar diversos problemas? Vamos entender...

Diferença do Terra e Stiff

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Abraços e Bons Treinos!

Exercícios Preventivos: Rotação Interna e Externa e suas variações avançadas

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Todos sabem que sou a favor de mantermos sempre exercícios preventivos na nossa rotina de treino, pois perdendo cerca de 2min em cada treino, previnimos lesões e melhoramos nosso desempenho em todos os treinos. Hoje vou mostrar os exercícios e suas versões avançadas.

Terra: 5 razões para fazer

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O terra é um dos movimentos mais importantes na musculação e por muito tempo foi tratado como proibido ou lesivo, e hoje é tipo mais uma vez como o salvador da pátria, vamos entender o que há de tão especial nesse exercícios, que faz dele o rei.

A saga de um bodybuilder

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Olá pessoal, Este acho que é meu primeiro post este ano aqui no blog, e esta "demora" para atualizar esta seção tem um bom motivo. Durante as primeiras semanas de Janeiro, fiz, juntamente com os profissionais responsáveis, diversos ajustes no treino, dieta, suplementação, parte hormonal, tendo dois focos principais: 1 - Reduzir custos , afinal, vou ser pai em Junho, e as contas só estão subindo. Precisava então achar uma maneira de economizar. Esta "brincadeira" de ser fisiculturista é bem cara. 2 - Melhorar os ganhos , visando Abril 2013. Geralmente nesta epoca acontecem as competições de estreantes aqui na minha cidade, e pretendo estrear em uma delas. Vamos aos ajustes: 1 - O Ricardo ajustou ainda mais o treino, visto que minha capacidade de recuperação esta aumentada. 2 - Voltei a me consultar com meu antigo nutricionista. Então a dieta foi totalmente alterada, para vocês terem uma idéia, é tanta comida que eu preciso ingerir por dia que eu

5 coisas que TODO treino deve ter!

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Hoje vou falar um pouco sobre o processo de elaboração de um treinamento, seja ele qual for seu objetivo, se faltar uma dessas 5 coisas ele não vai trazer o máximo de resultado que você espera.

Seja honesto consigo mesmo

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Olá pessoal, o post de hoje não é nenhuma dica nova, ou treinamento que irá fazer com que você consiga seu objetivo daqui pra o carnaval, mas sim uma espécie de conselho para você que está iniciando na musculação, e que também serve para alguns que já treinam a algum tempo.

Hipertrofia : mais repetições ou menos repetições?

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A boa e velha dúvida, quantas repetições tem que se fazer para gerar hipertrofia? 10 é o melhor? Vamos começar entendendo como é gerada a hipertrofia e então decidiremos de uma vez por todas qual a melhor faixa de repetição para se usar.

Musculação para crianças e adolescentes

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Recentemente tenho recebido muitos e-mails de jovens me perguntando como obter resultados estéticos, nesse vídeo vou explicar o porquê e como deve ser trabalhado os exercícios resistidos com os jovens. Abraços e Bons Treinos!

Progressão do Exercício

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Uma ótima forma de você melhorar seus resultados, é trabalhar dentro de uma progressão de exercícios. Esse tipo de modificação pode ser feita de mês em mês ou a cada periodização. Para isso vamos trabalhar sempre do principio do mais fácil para o mais difícil, do mais estável para o mais instável. Vamos entender...

De volta para os Básicos

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Hoje eu fiz uma reportagem e fotos para a Revista Boa Forma, demorou mais de 2hrs as fotos, e o tema era exercícios diferentes. Então hoje vou falar sobre o contrário, o porquê você deve fazer exercícios BÁSICOS!

Exercícios para corredores

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A corrida é um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo, diversas pessoas começam a praticar corrida buscando uma vida mais saudável ou simplesmente emagrecer, e nunca mais param, mas no geral corredores não gostam muito do treinamento resistido, mas a grande verdade é que para se manter correndo sem dores e melhorando seu desempenho você terá que conciliar os dois tipos de treinamento. Vamos entender melhor:

Manguito: Como fortalecer?

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O Manguito é na verdade uma série de musculaturas que servem para estabilizar seu ombro no lugar, ajudando então você a desenvolver mais força principalmente nos movimentos de empurrar. Incrivel como algumas coisas parecem perda de tempo, uma das coisas mais dificeis é convencer um aluno que é importante fazer exercícios preventivos, a maior parte do exercício então costumo incluir em movimentos funcionais no inicio do treinamento. Exercício como rotações externas de ombro, são muito importantes, pois sua função é básicamente fortalecer as musculaturas q compoem o famoso "maguito rotador", ajudando assim a estabilizar a articulação do ombro, juntamente com os ligamentos, e a capsula articular. Para obter tal resultado, algo simples como 2-3 séries de 12-20 repetições é o que aparenta trazer o melhor resultado. Importante também ressaltar que é comum ver aumento de força em exercícios como supino e desenvolvimento, simplesmente pelo fato de se começar a realizar e

É possível hipertrofiar e emagrecer em uma mesma fase?

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Esse é o desejo de todos que entram em uma academia, ganhar massa muscular e mandar embora aquelas gordurinhas indesejadas. A partir deste desejo surgem várias questões como as que vamos tentar responder aqui.

Poucos exercício e muitas séries

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A velho ditado dos bodybuilders que você tem que atingir a musculatura por todos angulos para alcançar um pleno desenvolvimento é mentira, mas existe sim uma sabedoria por trás desse ditado, é em alguns movimentos mesmo que para o mesmo grupamento algumas musculaturas são trabalhadas somente em alguns movimentos e em outro outras. Mas é necessário fazer isso durante o ano todo?

Dúvida do Leitor: Fazer Flexões de Braço com as Mãos Fechadas

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Abraços e Bons Treinos

Treinamento em pirâmide

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Hoje vamos falar de uma técnica bastante utilizada nas academias e que em algumas vezes vejo as pessoas utilizando-a de uma forma desnecessária. São dois os tipos de pirâmides utilizadas dentro dos treinamentos vou aqui falar sobre a mais utilizada que é a pirâmide de carga crescente e repetições decrescentes. Vamos entender! Este tipo de pirâmide consiste em começar a realizar o exercício com um número maior de repetições e uma carga mais leve, e ir de acordo com o aumento da carga, diminuindo o número de repetições. Por exemplo: no agachamento você faz a primeira série de 12 repetições com 20kg, a segunda aumenta para 30kg faz 10 repetições e assim subsequentemente. Normalmente são utilizadas 4 séries 12, 10, 8 e 6 o que não quer dizer que você não possa fazer mais ou menos séries isto vai depender do bom senso de quem planeja o treinamento. Qual o objetivo desta técnica? O objetivo desta técnica é ir aos poucos preparando a musculatura começando com cargas mais leves pra dep

Anabolizantes e Musculação

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Todos fazem uma ligação entre praticantes de musculação e esteroides. Algo que não é verdadeiro em todos praticantes, mas que sim está presente em uma parcela da população, inclusive de muitos professores. Hoje vou falar um pouco sobre isso de uma visão não preconceituosa.

Trocando de Treino

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De quanto em quanto tempo você troca seu treino? Você muda algo todo dia?Toda semana?Todo mês? Não se lembra? Vamos entender um pouco mais sobre de quanto em quanto tempo você deve trocar seu treino ou modificar o estímulo.