segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Agachar: 90 graus ou profundo?

A grande dúvida do treinamento físico, principalmente por parte do público feminino, é quantos graus devemos agachar? É verdade que agachamento faz mal para os joelhos? E é verdade que agachar profundo vai causar diversos problemas? Vamos entender...


Primeiramente é importante entender que agachar é um movimento natural do ser humano, todo mundo agacha, seja para pegar algo do chão ou simplesmente sentar e levantar, resumindo TODO MUNDO AGACHA.

Segundo fato é que todos que já treinam sabem, que um leg press na verdade é muito diferente do agachamento, a angulação do movimento é muito maior no agachamento e a dificuldade incomparável. Mas obviamente que é importante ocorrer uma progressão para que possamos realizar o agachamento.

Terceiro fato tudo depende de quem estamos falando.
Uma frase do Ronnie Coleman na sua ultima visita ao Brasil disse:"não sei se é errado para você mas para mim deu muito certo", quando perguntado referente a puxada na nuca.

Ou seja antes de falarmos se o agachamento deve ser até 90 graus ou profundo temos que considerar a situação.

O agachamento profundo tem maior compressão no joelho e estressa mais os ligamentos, mas também tem maior estímulo na musculatura e é mais funcional para atletas que devem realizar esse movimento no seu dia-a-dia.

O agachamento até 90 graus tem menor compressão, é mais utilizado no cotidiano do ser humano normal e menor exigência de flexibilidade na pelve que no ser humano atual, que passa grande parte do dia sentado, é normalmente encurtado.

Então profundo ou 90 graus? Antes de mais nada análise em qual padrão você se encontra e também qual a sua necessidade, e lembre-se de realizar toda mudança no seu treinamento de maneira progressiva.

Abraços e Bons Treinos!

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