segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Anabolizantes e Musculação

Todos fazem uma ligação entre praticantes de musculação e esteroides. Algo que não é verdadeiro em todos praticantes, mas que sim está presente em uma parcela da população, inclusive de muitos professores. Hoje vou falar um pouco sobre isso de uma visão não preconceituosa.


Em uma das academias que eu frequento os próprios alunos me contam que vão a um médico X que receita os medicamentos para eles. Eu acho isso extremamente adequado, pois ninguém melhor que um médico, atráves de muitos exames para saber o que, quanto e como administrar. Além de obviu prever um tratamento PÓS utilização para recuperar a produção natural ou minimizar qualquer possível problema.

Ricardo, todo mundo que toma anabolizante tem algum problema?
Sendo sincero, acredito que hoje em dia uma minoria tenha algum tipo de problema, pois as pessoas vão atrás de gente qualificada para utilizar os produtos. Pois tomar por conta própria é obviu que é furada.

Ricardo, você já tomou?
Não, eu nunca tomei e não tenho intenção de tomar, pois gosto de servir de exemplo pros meus alunos e acredito que eu tenho que ser o exemplo de que é possível ter um corpo forte sem utilização de ergogênicos.

O que você tem a dizer a respeito do treinamento?
A performance de quem toma aumenta exponencialmente, por 2 motivos principais: aumento da recuperação e aumento hormonal(testosterona, que aumenta e muito a força).
Meu colega de treino atual está em um ciclo, e eu simplesmente não consigo acompanhar as cargas, ele faz aumentos de 10kg, 20kg nos exercícios de um treino para o outro, além de conseguir treinar com um volume absurdo.

Qual a diferença entre as drogas e os resultados?
Como falei eu não estou aqui para falar sobre isso, ou até recomendar algum tipo de anabolizante, por isso me refiro a tudo de uma maneira generalista.

A mensagem que eu quero deixar é: você pode alcançar seus objetivos sem o uso de nenhuma substancia, mas se você for utilizar procure um médico para lhe orientar corretamente, e por favor invista em uma alimentação e treinamento adequados! Não adianta tomar anabolizantes e não ter uma dieta ou treinamento personalizados que você não irá alcançar os melhores resultados possíveis.

Abraços e Bons Treinos

2 comentários:

  1. Ótima explicação Ricardo, é muito bom para a sociedade em geral ver alguém com tanto respaldo falando deste assunto sem preconceito e hipocrisia como o restante da mídia. Se você me permite, vou reforçar alguns pontos do seu post:

    1 - Nem pense em esteroides se você ainda não treinou tempo suficiente para conhecer bem seu corpo além de explorar bastante sua capacidade natural.

    2 - Nem pense em esteroides se você não tem uma dieta bem feita e já tem o costume de seguir uma dieta.

    3 - Muitas pessoas conseguem o corpo que querem só com dieta e treino, mas com preguiça ou incompetência não conseguem fazer os dois e decidem usar esteroides por ser mais "fácil". Apesar disto ser MUITO comum, estas pessoas não usam nem 10% da capacidade de desenvolvimento que tem.

    4 - Procure um médico capacitado para te ajudar nisto ou alguém bastante experiente. Isto é sério e pode ter graves consequências se você fizer errado.

    ResponderExcluir
  2. No geral você sabe que prefiro não falar muito sobre o tópico, mas acho que você colocou algumas coisas importantes também.
    Uma coisa que poucas pessoas sabem/entendem é que os anabolizantes foram criados com propositos terapeuticos, ou seja, aumentar a recuperação de pessoas doentes, eles tem um fim positivo.

    ResponderExcluir