Hipertrofia : mais repetições ou menos repetições?

A boa e velha dúvida, quantas repetições tem que se fazer para gerar hipertrofia? 10 é o melhor? Vamos começar entendendo como é gerada a hipertrofia e então decidiremos de uma vez por todas qual a melhor faixa de repetição para se usar.
É importante falar que hipertrofia acontece com qualquer número de repetições! Isso mesmo do 1 ao 100! Agora a quantidade de hipertrofia e o tipo em cada faixa de repetições isso sim é diferente.

As faixas de repetições mais utilizadas são de 1-5, 6-8, 10-12, 15+.

1-5: Essa faixa de repetição procura estimular realmente a produção de força, aumentando o conteúdo proteico do músculo e sua eficiência neural em desempenhar força.

6-8: é intermediária entre a primeira faixa e a segunda, procura trazer ambos resultados.

10-12: Procura aumentar ao máximo os metabolitos e o gasto de glicogênio na musculatura alvo, isso torna esse treino eficaz como sinalizador para que a hipertrofia ocorra, além de por fato da hiper compensação aumentar o tamanho em repouso pelo acumulo extra de água e carboidrato.

15+: Apesar de muitas pessoas interpretarem como aeróbio, está incorreto, 15 repetições ou mais é um treinamento anaeróbio para a musculatura, e é importante para trabalhar os ligamentos e tendões, pelo alto tempo que leva para realizar essa série somente as fibras mais lentas tendem a ser ativadas e elas são as que tem menor potencial para hipertrofia.

Então qual a melhor faixa? Nenhuma, mas se você realmente busca hipertrofia máxima, seu treinamento tem que variar entre 5 e 15 repetições, pois assim ficará sempre próximo das zonas de hipertrofia máxima e trará também outros benefícios, como aumento de força muscular e dos ligamentos, possibilitando um desenvolvimento sem risco de lesões.

É importante que seu treinamento programe essas mudanças para só então você colher os melhores resultados! Abraços e Bons Treinos!

Comentários

  1. É possível variar essas repetições por semana? 1° 1-5 2° 6-8 3° 10 -12 4° 15+

    ResponderExcluir
  2. Seria possível, mas não vai se tornar uma periodização, pois você estaria variando demais e não daria tempo de obter os benefícios da 1 semana e você já estaria procurando outro tipo com outra faixa de repetição.
    É possível porém variar dentro do próprio treino, ou na própria semana, ou na mesma periodização(a cada mês trabalhar uma faixa).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Treino para Hipertrofia ABC: Mitos e Verdades

Treinar até a exaustão