terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A importância de uma semana de descanso

Olá pessoal, tudo bem? Após uma semana sem postagens, hoje estou aqui para falar sobre a importância de depois de alguns meses treinando pesado, tirar uma semaninha de descanso para que o corpo possa recuperar um pouco das suas energias perdidas ao longo destes meses.


Existem pessoas que treinam o ano inteiro impondo altas cargas ao corpo sem dar nem uma semana de intervalo para que o corpo possa se recuperar de meses de treinamento pesado até chegar a um ponto que o corpo não consegue mais evoluir dentro do treinamento, isto pode ser sinal de um Overtraining, e aí não tem mais para onde correr, você terá que dar uma parada nos treinamentos para que seu corpo volte a responder aos estímulos impostos a ele.

As pessoas tem uma certa neurose de que se passarem uma semana sem treinar irá perder tudo o que conseguiram ao longo de meses de treinamento. Os efeitos do destreinamento não são tão rápido assim, pode até ser que durante esta semana sem treinar você perceba seus músculos um pouco menor, mas isso nada mais é do que uma musculatura relaxada coisa que há tempo você não ver, isto é recuperado já na semana da volta.

Após uma semana de descanso, quando você voltar vai ter uma impressão de que voltou mais forte e pode ser que esteja menos resistente já sentido a fadiga chegar por volta da 8 repetições. A aparência de está mais forte na verdade é fruto de um corpo descansado, já a diminuição da resistência é normal já que esta é a primeira valência afetada com a parada dos treinamentos, prova disso é uma pessoa que corre todos os dias 1 hora, após uma semana de folga terá um pouco de dificuldade para completar esta mesma hora na semana da vota aos treinos. Por isso, a semana da volta é uma ótima semana para começar sua periodização trabalhando a resistência muscular e ir aos poucos progredindo até chegar aos treinamentos de força e explosão. Desta forma certamente você verá seu corpo voltar a evoluir dentro dos treinamentos e os resultados também voltarão a parecer.

Portanto, aquela semana sem treinar que pra você parece não terminar, trará para você ótimos benefícios nos meses seguintes de treinamento.

Abraços com muita saúde!

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