quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Poucos exercício e muitas séries

A velho ditado dos bodybuilders que você tem que atingir a musculatura por todos angulos para alcançar um pleno desenvolvimento é mentira, mas existe sim uma sabedoria por trás desse ditado, é em alguns movimentos mesmo que para o mesmo grupamento algumas musculaturas são trabalhadas somente em alguns movimentos e em outro outras. Mas é necessário fazer isso durante o ano todo?

Sempre modifiquei meu treinamento e tive realizei diversas experiências com treinamento de poucos movimentos, mas uma vez eu fui ao extremo.Nessa experiência de muito sucesso com treinamento de poucos movimentos se deu em uma época que eu só tinha 1hr para treinar e me locomover, então resolvi me focar em poucos movimentos, na época dividi meu treinamento e aumentei a frequência: treinava 2x ABC.
A:Somente supino reto
B:Somente remada cavalinho
C:Somente agachamento

Tive muito resultado com esse tipo de treinamento, apesar de ele ter ido ao extremo do mínimo de exercícios.

Como eu me focava em somente 1 exercício o volume de séries aumentava muito, eu realizava entre 12-24 séries de acordo com minha periodização.

Mas quais as vantagens desse tipo de treinamento?
Mesmo treinando para hipertrofia sua força aumentará, pois você acaba por treinar a técnica de execução muitas vezes, aumentando então sua eficiência no padrão de movimento.
Em relação a hipertrofia, esse tipo de treinamento pode ser vantajoso, já que nos focamos nos movimentos que tem mais ativação das musculaturas.
Como os movimentos são multi-articulares acabamos por trabalhar o corpo todo, de maneira direta e indireta, não deixando nenhuma musculatura sem estímulo.

Todos aluno pode realizar esse tipo de treinamento?
Sim, mas é uma técnica mais avançada para quebrar platôs, estagnações do treinamento, sugiro que seja utilizado no máximo 1x  a cada 4 meses, respeitando todo seu planejamento.
É possível realizar esse tipo de treinamento com séries de poucas(4-6) ou médias repetições(8-12).

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário