domingo, 15 de janeiro de 2012

Progressão do Exercício

Uma ótima forma de você melhorar seus resultados, é trabalhar dentro de uma progressão de exercícios. Esse tipo de modificação pode ser feita de mês em mês ou a cada periodização. Para isso vamos trabalhar sempre do principio do mais fácil para o mais difícil, do mais estável para o mais instável. Vamos entender...

Para exemplificar vou utilizar alguns exemplos de exercícios vou começar pela REMADA:
Remada com apoio no peito e fechada
Remada com apoio no peito e aberta
Remada na máquima
Remada sentado no cabo fechada
Remada sentado no cabo aberta
Remada unilateral no cabo
Remada no cabo em pé
Remada Curvada no cabo
Remada Curvada com peso livre

Podemos ver que partimos por uma progressão utilizando muitos exercícios, isso garante um trabalho muscular completo e sem risco de lesão.

Se utilizarmos o AGACHAMENTO:
Leg press sentado
Leg press 45graus
Agachamento com apoio para as mãos
Agachamento sentando no banco
Agachamento livre
Agachamento no smith
Agachamento com halteres
Agachamento com a barra

É importante ressaltar também que não é preciso escrever isso em pedra, um aluno poderia por exemplo começar com o agachamento sentando no banco e utilizar o leg press sentado como complemento. O que eu representei é uma progressão na dificuldade do exercício.

Para um aluno iniciante, intermediário ou avançado é importante sempre variar os exercícios sempre com um pensamento lógico, um aluno avançado pode fazer o leg press, mas um iniciante deve tomar cuidado com uma remada curvada, pois sem uma base é altamente lesivo.

Abraços e Bons Treinos!

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