segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Terra: 5 razões para fazer


O terra é um dos movimentos mais importantes na musculação e por muito tempo foi tratado como proibido ou lesivo, e hoje é tipo mais uma vez como o salvador da pátria, vamos entender o que há de tão especial nesse exercícios, que faz dele o rei.

Muitos músculos
O terra estimula direta ou indiretamente quase seu corpo como um todo, da panturrilha ao antebraço, focando o movimento principalmente nas pernas, lombar e costas. Isso é perfeito tanto para quem quer emagrecer quanto ganhar massa muscular.

Muita força
Se você quer desenvolver força é preciso desenvolver seu terra, e para isso é necessário pratica-lo, cuidado apenas com cargas e posturas incorretas

Muito funcional
Acredito que o movimento mais funcional do ser humano deve ser agachar segurando algo na frente do seu corpo, e nada como o terra para preparar seu corpo para esse movimento.

Muita potência
Todos sabem que é extremamente necessário desenvolver explosão muscular nos esportes e o terra em pesquisas recentes conseguiu comprovar que é possível comparar os níveis de potência de um terra em velocidade a exercícios como levantamento olímpico.

Muito seguro
O terra é um movimento seguro, pois você não consegue colocar mais peso na barra do que consegue fazer, diferente de um supino ou rosca que você coloca o peso e pode roubar ou alguém te ajudar, o terra é só você e a barra. Realizando o exercício de maneira correta o risco de lesão é ZERO.

Espero que o terra passe a fazer parte integral da sua rotina de exercícios, para que você consiga colher todos os benefícios que ele pode trazer. Um excelente local para treinar levantamento olímpico e básicos(como o terra) é a academia UNICA em moema, espaço e equipamentos de qualidade, além de excelentes professores e localização. Levo muitos alunos nessa academia quem sabe não nos encontramos por lá. Abraços e Bons Treinos!

2 comentários:

  1. Olá Ricardo, este é sem duvida meu exercício favorito! Porem só é preciso salientar uma coisa: A técnica de execução não é fácil de dominar, é preciso muitos treinos para aprender certinho a técnica, para piorar a situação, pouquíssimos instrutores sabem executa-lo (pelo menos aqui na minha cidade). Hoje acredito que executo bem este exercício e aprendi aos poucos, vendo vídeos, mas também tive a sorte de ter um pessoal bom na academia que me ajudou com detalhes. Tentem, mas com segurança, NUNCA aumente a carga até você ter certeza que a execução está perfeita.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a grande falha está na falha no ensino do movimento e não no movimento em si. O exercício deve realmente ser praticado, e outro fator importante é que o exercício é uma progressão, ou seja, é preciso desenvolver o corpo primeiramente, preparando-o para esse exercício.

    ResponderExcluir