terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Treinamento em pirâmide

Hoje vamos falar de uma técnica bastante utilizada nas academias e que em algumas vezes vejo as pessoas utilizando-a de uma forma desnecessária. São dois os tipos de pirâmides utilizadas dentro dos treinamentos vou aqui falar sobre a mais utilizada que é a pirâmide de carga crescente e repetições decrescentes. Vamos entender!

Este tipo de pirâmide consiste em começar a realizar o exercício com um número maior de repetições e uma carga mais leve, e ir de acordo com o aumento da carga, diminuindo o número de repetições. Por exemplo: no agachamento você faz a primeira série de 12 repetições com 20kg, a segunda aumenta para 30kg faz 10 repetições e assim subsequentemente. Normalmente são utilizadas 4 séries 12, 10, 8 e 6 o que não quer dizer que você não possa fazer mais ou menos séries isto vai depender do bom senso de quem planeja o treinamento.

Qual o objetivo desta técnica?


O objetivo desta técnica é ir aos poucos preparando a musculatura começando com cargas mais leves pra depois terminar executando os exercícios com cargas mais elevadas diminuindo assim o risco de lesões por sobrecarga no inicio do treinamento onde o corpo estará mais vulnerável a lesões.

Porque você diz que algumas pessoas a utilizam de uma forma desnecessária e qual a melhor forma de utilizá-la?


Lembrando que este é um ponto de vista meu, podendo existir pessoas que discordem desta idéia. Algumas pessoas utilizam esta técnica em todos os exercícios o que pra mim acaba por atrapalhar na intensidade do treinamento. Por quê? Porque se o objetivo da técnica é preparar a musculatura começando com uma carga mais leve, acredito que depois do primeiro exercício esta musculatura já esteja pronta para trabalhar no máximo de intensidade sem que haja a necessidade de começar nos outros exercícios utilizando novamente uma carga leve. Defendo que esta técnica seja utilizada apenas no primeiro exercício do dia e que no restante seja trabalhado com carga e número de repetições fixos. Por exemplo: 4x8 com a carga máxima para realizar 8 repetições.

Lembrando que esta técnica pode ser utilizada em qualquer exercício seja rosca direta, agachamento, supino, puxada e outros.

Abraço a todos com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário