domingo, 1 de janeiro de 2012

Trocando de Treino

De quanto em quanto tempo você troca seu treino? Você muda algo todo dia?Toda semana?Todo mês? Não se lembra?
Vamos entender um pouco mais sobre de quanto em quanto tempo você deve trocar seu treino ou modificar o estímulo.
A literatura propõe 2 coisas diferentes:
-O período que você fica com seu treino depende da fase que você está.
Então vamos entender:
Se você está numa fase de base, você fica mais tempo que em uma fase de realização(pico).
-O período que você fica com seu treino vária de acordo com seu nível.
Então vamos entender:
Se você é avançado, você fica menos tempo do que um iniciante.

Qual dos dois eu recomendo você seguir?
Eu sigo a troca por nível. Por quê? Se você é um avançado e fica 8 semanas com o mesmo treino você estagna por falta de opções para progressão e a tendência é seu SNC (sistema nervoso central), acostumar-se com o estímulo e você ficar desmotivado para treinar.

Mas e a periodização?
Justamente a troca de treino faz parte de uma periodização maior(macrociclo) e de uma menor(microciclo).
Vamos supor então um treinamento para HIPERTROFIA:
1 mês:
ABC, 3x por semana, sem técnicas de intensidade.
2 mês:
ABC, 3x por semana, com 2 técnicas de intensidade.
3 mês:
ABC, 3x por semana, com 3 técnicas de intensidade.
4 mês:
ABC, 3x por semana, com 1 técnica de intensidade.

Logicamente com algum tipo de progressão a cada semana.
E a partir daí é necessário repensar no estímulo, técnicas, divisão, frequência e exercícios.

Abraços e Bons Treinos!

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