quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Hipertrofia e exercícios unilaterais

Uma das questões que intrigam as pessoas é quando um exercício unilateral é superior a um bilateral, ou seja, quando uma rosca concentrada é melhor que uma rosca direta. Apesar de parecer simples e sem nenhum tipo de mistério os exercícios unilaterais tem sim vantagens e desvantagens em relação ao bilateral.

Os exercícios bilaterais é possível levantar mais peso de maneira total, usar movimentos mais complexos e treinar o corpo de maneira mais rápida (eficiente do ponto de vista hormonal).

Já com exercícios unilaterais é possível corrigir pequenos desequilíbrios musculares:
-Diferença de um membro para o outro(um braço maior que o outro)
-Focar na musculatura alvo(é mais fácil realizar uma rosca concentrada corretamente que uma direta)
-Desenvolver melhor postura(já que ocorre um acionamento da musculatura profunda do abdômen ao realizar exercícios unilaterais)

Além disso em exercícios unilateral é possível levantar mais peso por membro, por exemplo, realizar um exercícios com 100kgs de maneira bilateral, você conseguirá realizar ele de maneira unilateral com 60kg. Ou seja 60% do peso total. Isso ocorre pois o impulso nervoso não se divide para os dois membros se focando somente em um lado.

Mas um das características que eu mais gosto nos exercícios unilaterais é que é possível dar um enfoque mais funcional ao treinamento, por exemplo, na maior parte dos esportes e na vida, usamos um braço de cada vez para puxar ou empurrar, ou quando fazemos movimentos com as pernas é com uma a frente da outra e não somente com elas paralelas.

Dessa forma procure reservar sempre um exercício para trabalhar sua musculatura de maneira unilateral, para poder tirar o máximo do seu treinamento.

Abraços e Bons Treinos!
Personal Trainer Ricardo Wesley

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