segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pilates: Moda ou Realidade?


Costumo brincar dizendo que o pilates se destacou nos ultimos anos devido a falta de preparo dos próprios educadores físicos. O pilates é um trabalho que envolve principalmente respiração, postura, controle corporal e correções pontuais. Justamente o que na última década faltou para o educador físico e suas fichas pré-montadas, azul para meninos e rosa para meninas. Mas o Pilates veio para ficar? E o que ele tem de bom para todos?



O Pilates procura desenvolver algumas características importantes que tem direta ligação com a postura, que é a musculatura profunda do abdomem e a respiração, por serem ministradas de maneira individualizada e por profissionais que tem ao menos uma formação a mais que a faculdade(o próprio curso de pilates, que dura no mínimo 18meses) os médicos acabaram caindo no gosto em indicarem essa modalidade.

O Pilates pode substituir a musculação?

Não, como já dizia alguns "marombeiros" passam anos as aulas vem e vão mas a musculação está sempre lá. O que eu acredito é que o perfil da musculação esteja sendo modificado pelo pilates, hoje em dia está cada vez mais valorizado o profissional diferenciado, com pós graduações e que prepara um treinamento personalizado.

A musculação nada mais é do que uma ferramenta para desenvolver capacidades físicas, que acaba por ficar somente associada ao ganho de massa muscular, mas é uma ferramenta incrível para melhora da postura e perda de gordura corporal.

O que o pilates trouxe de novo?
O pilates trouxe algumas características como exercícios respiratórios, controle corporal e dificuldade progressiva.
O mais interessante é que não é necessário então aumentar os pesos ou quantidade de repetições mas o foco é na QUALIDADE da repetição.
Isso quebra o paradigma que para se melhorar é necessário fazer MAIS e coloca então o fazer MELHOR como foco.

Lembrem-se que mais que uma modalidade ou um esporte é necessário desenvolver um treinamento completo que se possa alcançar saúde e bem-estar. Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário