sábado, 4 de fevereiro de 2012

Repetições Forçadas

Ao entrarmos em qualquer academia percebemos em diversos aparelhos professores e alunos ajudando alunos a realizar algumas repetições a mais do que ele conseguiria normalmente, dando uma ajudinha, mas isso é realmente benéfico? Quanto seria ideal ajudar?

Primeiramente eu como professor estou sempre ao lado para ajudar o aluno, dando lhe segurança para realizar o movimento, e não levantando o peso para ele. Apesar de parecer bobagem essas ajudas tem 2 papéis importantes no treinamento.

Número 1:
É uma espécie de drop-set. Pois ao realizar 5 repetições e alguém lhe ajudar a fazer mais 3, significa que nas 5 primeiras você realizar com 50kgs e nas 3 últimas com uma carga menor(40kg ou 30kg) e seu companheiro fez o resto da força por você.
Então podemos dizer que isso é uma técnica de intensidade! O que é produtivo se utilizado de maneira correta e destruidor se usado em excesso.

Número 2:
Faz com que suas articulações e principalmente a fase excêntrica do movimento(ao descer) você carregue mais peso do que aguentaria sozinho.
Isso é algo ruim, pois se você está levantando mais peso do que sua articulação aguenta significa que você está mais propenso a lesões e ao carregar mais peso na fase excêntrica você faz mais micro lesões o que pode ser um caso positivo( pensando que isso possa ocasionar mais hipertrofia, já que a literatura é contraditória em relação a se a fase excêntrica realmente gera ou não mais hipertrofia).

O melhor modo de solucionar isso é treinar sempre com uma carga que você consiga realizar as repetições previstas e ter alguém somente lhe dando segurança, ou ajudando a completar somente a ULTIMA repetição.
Caso queira utilizar mais peso, e fazer repetições forçadas encare aquela série como uma técnica de intensidade.
Caso queira enfatizar a excêntrica a melhor forma é utilizar pouco peso e seu companheiro DIFICULTAR a excêntrica, por exemplo no supino ele empurrar um pouco para baixo ou colocar, e você SOZINHO realizar a repetição. Assim correndo menos risco de lesão tanto para você quanto seu professor ou parceiro de treino e obtendo tanto ou mais resultado!


Abraços e Bons Treinos!

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