sexta-feira, 16 de março de 2012

Abdominal queima gordura da barriga?


Todos os dias centenas de pessoas me perguntam: É verdade que fazer abdominal queima a gordura abdominal? Quantas abdominais fazer para ficar definido? Muitas repetições é para eliminar a gordura? As dúvidas e mitos a repeito do treinamento abdominal estão até hoje nas academias. Vamos procurar entender um pouco então a função do abdominal.

Qual a função do abdomem?
A musculatura abdominal tem as 3 funções básicas:
-Estabilização
-Rotação
-Flexão de Tronco
A estabilização é a principal função, pois previne lesões na coluna, que é um fator vital para qualquer ser humano. Dentre os exercícios mais característicos se encontram as pranchas, pilates e funcionais. Importante lembrar que trabalhar qualquer exercício com uma posição e ativação abdominal adequada também estamos trabalhando essa função.
A rotação é um exercício completo, pois além de ser trabalhado em básicamente qualquer atividade da vida diária, é muito utilizado em esportes ou a habilidade de resistir a uma rotação. A capacidade de anti-rotação vem ganhando cada vez mais importância, pois ela trabalha toda musculatura abdominal com pouca compressão da coluna, o que é benéfico do ponto de vista esportivo e saúde da coluna.
A flexão de tronco é a mais comum nas academias, abdominais infra, supra obliquo. Apesar de tais movimentos serem importante é importante observar que as outras 2 características são negligenciadas normalmente nos treinamentos abdominais, dando foco somente nessa característica.
Quando treinar?
A musculatura abdominal acaba sendo treinada em todos os movimentos realizados na academia, por tanto um aluno que chega hoje na academia não necessita estar realizando exercícios localizados para o abdomem.
Importante pensar em uma progressão, primeiramente colocarmos os exercícios estabilizadores e progredirmos para trabalharmos movimentos que trabalhem rotação e flexão do tronco.

Mas Abdominal queima gordura?
Infelizmente os exercícios abdominais não queimam a gordura abdominal, já que o ser humano não tem a capacidade de queimar gordura localiza. Mas nem por isso deixa de ser importante em um processo de emagrecimento e definição muscular. Os exercícios abdominais queimam calorias e tonificam a região abdominal, o que irá gerar um resultado estético para o seu abdomem.
Importante lembrar que não são necessário milhares de abdominais, 3-4séries de 1-2movimentos com 12-20repetições é o ideal. Além disso para que seja possível perder gordura de maneira eficiênte temos que conciliar o treinamento abdominal com exercícios aeróbios e musculação para o corpo todo.

Abraços e Bons Treinos!

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