sexta-feira, 23 de março de 2012

Entendendo o Descanso

Eu adoro falar sobre treinamento, além de minha profissão é meu hobby, e um dos assuntos que mais intriga as pessoas é o descanso. Porquê é necessário descansar? O porquê da divisões de grupamentos musculares? E principalmente o porquê da periodização? Vamos entender então a importante do descanso e como aplicar isso a seu benefício.
O treinamento nada mais é que um fator estressante que busca gerar adaptações,essas adaptações depende do tipo de estímulo (tipo de treino), para que seja possível obter resultados o corpo parte por 2 processos:

-Estímulo
-Recuperação

Na parte do estímulo centenas de reações ocorrem no qual seu corpo acaba sendo "desgastado" de alguma forma, seja neural, proteica ou energética.

Na recuperação seu corpo passa por 2 processos: recuperação (onde ele busca retornar ao mesmo estado que estava no início) e super compensação (onde ele busca melhorar um pouco para que caso você passe pela mesma situação de estresse você esteja mais preparado).

Por isso que é fundamental descansar, para que seu corpo consiga gerar a supercompensação e você obter resultados do treinamento.

A divisão de grupamentos musculares nada mais é que uma forma de estressar mais uma musculatura-alvo e conseguir dar tempo para que ela se recupere, enquanto treinamentos outras musculaturas em outros dias.
Esse processo é extremamente útil, mas muitas vezes é esquecido um fator: o estresse sistêmico.

Seu corpo se recupera como um todo, então temos que tomar cuidado para não acabar com as reservar recuperativas do corpo, e com o acumulo de treinos se tornar impossível super compensar do treinamento.

Mas mesmo que tenhamos esses cuidados uma hora o estresse corporal será demais e então você irá "quebrar", ocorre uma fadiga adrenal e psicológica, mais conhecida como overreaching ou em casos extremos overtraining.

Para evitar que isso ocorra existe a periodização, onde treinamento até um ponto ótimo e quando iremos passar do ponto onde você corre mais riscos de lesões, seus ganhos estão menores e é necessário mudança, realizaremos um período de baixa, onde colocamos um estímulo recuperativo.

Esse estímulo recuperativo não é um treinamento fácil ou não treinar, mas um planejamento na diminuição de volume ou intensidade( a literatura recomenda volume) e assim conseguiremos manter a qualidade do treinamento e dos resultados sem prejudicar a saúde!

Abraços e Bons Treinos!

Um comentário:

  1. Ótimo post Ricardo! Acho que nunca cheguei a entrar em overtraining, mas com certeza já cheguei no overreaching, acho que até em treinamentos com você o que é normal para quem pretende ser bodybuilder correto? Pode explicar mais o que é o overreaching?

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