terça-feira, 27 de março de 2012

Não existem regras na musculação

Muitas perguntas nos são feitas no dia-dia nas academias e acaba parecendo que existe uma regra que deve ser seguida nos treinamentos para quem quer ganhar massa muscular, perder peso, melhorar o condicionamento e etc. Na verdade esta regra não existe, o que existe são parâmetros que nos dar uma direção para podermos atingir cada objetivo, mas nunca devemos nos prender a: Quantas séries eu faço? Faço 3x10 ou 3x15? Qual o melhor exercício para isso ou aquilo?

Quanto a séries existe uma parâmetro básico que nos direciona a um treino básico com 3 ou 4 séries para cada exercício, porém isto não quer dizer que não se possa fazer 5, 6 ou até 10 séries em determinados exercícios, já quanto a repetições existem faixas de por exemplo 6 a 12 repetições que são melhores para hipertrofia o que não quer dizer que um série com 15 ou 20 repetições não possa gerar hipertrofia.

Em tudo na musculação o que deve prevalecer é o bom senso, então muito mais importante do que fazer número "X" de repetições para determinado objetivo é acertar na intensidade, por exemplo. De que adiantará você fazer 12 repetições com 80kg pensando em hipertrofia se você poderia fazer estas 12 repetições com 100kg? Nada. Mas você não está na faixa de hipertrofia? Sim, mas não adianta está na fase de hipertrofia se a intensidade do treinamento não está adequada para promover hipertrofia.

Vários fatores precisam se vistos antes de se prescrever um treinamento e a individualidade do aluno terá sempre que vir em primeiro lugar. Portanto, na musculação não existem regras o que existe é o que dar certo para cada um, ou seja: o que dá certo em mim pode não dá para você e vise versa. Então, a regra é a seguinte: encontre o que é melhor para você.

Abraço a todos com muita saúde!

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