sexta-feira, 9 de março de 2012

Treinamento Funcional para Idosos

Obviamente que a capacidade fisica do idoso depende principalmente as atividades que o mesmo realizou durante toda sua vida, esportes, alimentação, etc. Mas o que eu vou apresentar hoje é uma abordagem diferenciada em relação aos exercícios x necessidades do aluno.

Primeiramente o idoso TAMBÉM quer benefícios estéticos, mas o foco com certeza é na funcionalidade, em realizar as atividades sozinhos e de maneira eficiente, então vou apresentar uma série de exemplos dos exercícios mais básicos aos mais diferentes.


Agachamento:
Mais básico impossível além de representar um dos movimentos mais simples do ser humano, aluna com uma carga de compressão elevada nos ossos o que ajuda a evitar osteporose.

Levantamento olímpico:
Um idoso não precisa fazer 3x20 repetições, o idoso já tem muitas de suas fibras musculares transformadas em lentas, o objetivo de deixar ele com mais autonomia vai de fazer ele ser mais rápidos e forte, para poder atravessar a rua rápido ou empurrar um móvel dentro de casa.

Treino de agilidade:
Na mesma função do tópico anterior é um tipo de exercício pouco visto nas academias ainda mais com o público idoso. Você não precisa exigir condicionamento de atleta, apenas os movimentos.

Condicionamento Anaeróbio:
A maior parte dos idosos passou pela fase do "cooper" e praticava muito exercício aeróbio (ex: caminhada e corrida), então eles já tem o conceito que caminhar faz bem. Mas é importante desenvolver condicionamento anaeróbio através de circuitos e exercícios intervalados (sugestão: caminhada rápida com inclinação na esteira), pois isso irá deixa-lo mais preparado para enfrentar qualquer situação.

Exercícios Unilaterais:
O mundo é unilateral, normalmente realizamos atitudes com um braço por vez ou com o braço dominante, fora isso o exercício unilateral envolve em menor aumento da pressão arterial, um benefícios significativo para quem é hipertenso.

Espero que essas diretrizes ajudem a todos a treinar melhor e orientar melhor qualquer pessoa da terceira idade a treinar e viver melhor. Abraços e Bons Treinos!

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