quinta-feira, 26 de abril de 2012

Bi Set: Como usar para cada objetivo

O bi-set é uma das técnicas mais utilizadas nas academias, mas seu objetivo muitas vezes é mal interpretado. Devo utilizar sempre? Em todos exercícios? Vamos entender como e quando você deve usar essa técnica.

 O bi set de exercícios para o mesmo grupamento, que na verdade é um super set, busca dar uma maior enfase em um grupamento ou músculo alvo de forma que ela receba mais estímulo em menor tempo, gerando maior fadiga e metabolitos no local.
A grande questão é que se você realizar 2 movimentos de 12 repetições, aquele grupamento estará recebendo um estímulo de resistência, já que no total são 24 repetições. Isso é errado para hipertrofia? Não, é correto, só que apenas se utilizado em ALGUNS exercícios, se utilizados em todos seu treino se caracterizará muito mais como resistência do que como hipertrofia.

Como usar então focando em força?
Realize um movimento explosivo seguido de um movimento muito pesado, em torno de 2-5 repetições em ambos movimentos.

Como usar então focando em hipertrofia?
Realize dois movimentos para o mesmo grupamento como supino e flexão de braço em torno de 6-8, e de 6-12 se for um movimento multi-articular para um isolador como supino para crucifixo ou crucifixo para o supino.

Como usar então focando em performance?
Realize os dois movimentos um de força ou explosão e outro funcional, voltado para o esporte que você prática, e é importante que a faixa de repetição esteja de acordo com seu esporte, normalmente baixas repetições até 8.

Lembrem-se de utilizar as técnicas corretamente para sempre colher benefícios de seu treinamento.
Abraços e Bons Treinos!

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