segunda-feira, 16 de abril de 2012

Como prevenir dores nas Costas




O Post de hoje é baseado em uma reportagem que eu dei para a revista W Run, sobre como previnir dor nas costas, quais suas possíveis origens e tratamentos, é fundamental prevenir o problema,  que pode ser solucionado de maneira simples. Vamos entender o que é e como prevenir:
 




Quais os problemas de coluna mais comum?
Para tratar esses problemas de maneira eficiente é necessário consultar-se com um médico para avaliar a gravidade do problema e então retornar a realizar exercícios somente supervisionados.
Na verdade todo ser humano tem suas curvaturas naturais, a cifose dorsal, e lordose cervical e lombar. O problema está na intensificação da curvatura, que nos referimos como hipercifose ou hiperlordose.
Esses problemas posturais acabam por gerar dores e desconfortos na hora de praticar exercícios e no cotidiano das pessoas.
Outro problema comum é a escoliose, que é uma rotação e inclinação das vertebras da coluna.

-Quais as características de cada um desses problemas?
Na cifose dorsal há um aumento anormal da curvatura da região dorsal (costas), dando à pessoa um aspecto de corcunda.
Na hiperlordose lombar ocorre um aumento anormal da curva lombar, dando a impressão de que as nádegas destas pessoas são mais empinadas.
Na hiperlordose cervical ocorre um aumento da curvatura da nuca, dando a impressão de que o queixo está projetado para cima e a cabeça da pessoa projetada para frente.
Na escoliose ocorre uma rotação com inclinação lateral das vertebras da coluna, essa rotação pode ocorrer para qualquer um dos lados ou para ambos os lados (em locais diferentes da coluna) e pode ser visualizada por uma alteração na altura dos ombros por exemplo.

-Qual deles atinge mais as mulheres?
A hiperlordose é o problema mais comum na população em geral, e atinge tanto mulheres quanto homens, mas no público feminino no período de gestação e pós gestação, a tendência a sofrer desse problema aumenta, pelo enfraquecimento da musculatura abdominal e como o centro de gravidade da grávida é projetado para frente, a musculatura lombar acaba por compensar, gerando um desequilíbrio e então uma grande tendência a desenvolver o problema.

-Por que é importante que uma corredora fique atenta a esses problemas de coluna?
Uma corredora deve sempre tomar cuidado com os problemas posturais, pois eles afetaram diretamente sua saúde e desempenho nos treinos e corridas. Cuidados como um fortalecimento adequado, ou seja, um trabalho resistido para dar suporte para a corrida. Além do treinamento de técnicas de corrida e um tênis adequado.

-Como prevenir dores e problemas na coluna quando se quer ser uma atleta de corrida?
Os grandes inimigos do atleta são as lesões, um treinamento bem elaborado, incorporando alguns exercícios preventivos, o fortalecimento dos músculos profundos do abdômem, alongamentos adequados e um treino de corrida bem elaborado, com uma periodização focada nas principais corridas, o atleta não deve desenvolver nenhum problema na coluna.

-Como esses problemas podem ser agravados com os treinos de corrida?
Todos os problemas podem ser agravados com um treino de corrida inadequado, pois uma técnica inadequada, por exemplo, pode gerar um maior impacto na coluna e um problema como a hiperlordose lombar acabar gerando uma lombalgia. Além disso, o corpo é um sistema integrado, problemas na coluna acabam por interferir nos quadris, nos joelhos e nos tornozelos, e vice-versa.  Dessa forma um problema acaba por gerar diversos outros, como por exemplo, uma síndrome patelofemural (mais conhecida como condromalácia, que é um desgaste que acaba por gerar muita dor na região dos joelhos).

-Quais os primeiros sintomas de que algo não vai bem com a nossa coluna?
O primeiro sintoma é desconforto e encurtamento em alguma musculatura, pois nessa etapa se você ainda não desenvolveu algum problema, está propenso a desenvolver. Má postura e dores são sintomas que você já tem alguma alteração na coluna, e é preciso procurar ajuda especializada.

-Como é o tratamento para os problemas de coluna causados/agravados por exercícios físicos?
Os problemas gerados por exercícios físicos se dão normalmente em decorrência de exercícios realizados com má postura que acabam por gerar uma compressão excessiva na coluna e no decorrer do tempo geram problemas como hérnias e osteofitoses (protusões).

Abraços e Bons Treinos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário