terça-feira, 24 de abril de 2012

Controle da Respiração


Vejo o pessoal muito preocupado com a amplitude do movimento no exercício, a velocidade de execução, assim como o tempo de intervalo entre as séries, porém, uma coisa que vejo muita gente não dar a mínima importância nas salas de musculação é ao controle da respiração.

Apesar de muita gente não dar importância para o controle da respiração durante a execução dos exercícios, este é sim um fator muito importante para que se possa ter bons e seguros resultados em seus treinamentos. Um mau controle da respiração pode acabar sobrecarregando o coração no trabalho de bombear sangue para o corpo, é importante não bloquear a respiração executando a manobra de Valsalva. Quando prendemos a respiração durante a execução do exercício acaba acontecendo uma elevação da pressão arterial dificultando assim o trabalho do coração. No caso de trabalho com Hipertensos essa preocupação dever ser ainda maior, pois se não houver este controle da respiração durante a execução dos exercícios poderá haver esta elevação da pressão arterial e no caso de uma pessoa com hipertensão isso pode resultar em um problema bem maior.

Como respirar durante a execução do exercício?


Na verdade não existe uma regra que nos diga como deve ser o controle da respiração durante  o exercício, porém, deve-se buscar respirar o mais naturalmente possível e existe uma forma que normalmente é o que recomendamos para nossos alunos que é de espirar (soltar a respiração), a cada vez que completamos um movimento e de inspirar (puxar o ar), a cada vez em que voltamos o peso para a posição inicial.

É isso pessoal, lembrem sempre que a musculação é uma série de detalhes que você precisa acertá-los para conseguir os melhores resultados.

Abraço a todos com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário