segunda-feira, 2 de abril de 2012

Perder Gordura e Ganhar massa Magra e Força. Verdade Ou Mito?

Um dos grandes mistérios do treinamento é o fato de se perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo. Supostamente impossível pois é necessário consumir menos que se gasta para perder gordura e consumir mais do que se consome para ganhar massa muscular. Correto? Mais ou menos e vamos entender. E vou contar um pouco mais sobre meu treinamento desse mês e os resultados.

Existem 2 pontos importantes aqui:
-Porcentagem
Parece estranho e já vi isso cair na prova de muitos professores de educação física e eles errarem.
Se você tem hoje 80kgs e 8kgs de gordura, você tem 10% de gordura. Se você ganhar 20kgs de massa magra (isso é só um exemplo) e mantiver a % de gordura você terá 100gs e 8gs de gordura, ou seja, você terá 8% de gordura.

Na teoria você ganhou massa muscular e diminuiu sua % de gordura.

-Lento e Constante
Levando em consideração que a afirmação sobre a quantidade de nutrientes ingeridos é verdade, esquecemos de levar em consideração que isso se reflete não somente nos dias que você treina, mas em todos o mês, e não somente nas kcal que você gasta treinando mas como um todo também.
Já vi muitas vezes ocorrerem processos onde a pessoa perde cerca de 4-5kgs de gordura e ganhar 4-5 de massa magra, isso ocorre pois o estímulo para ambos está presente e a alimentação da pessoa está ótima também.
Não é o processo mais rápido, mas para individuos que não tem pretensão de ganhar muita massa magra ou perder muita gordura é o método ganha-ganha.

Minha Rotina:
Eu passei um tempo trabalhando muito recentemente, entendam cerca de 14hrs por dia em média e mais um pouco planejando as vezes, e minha maior dificuldade era treinar durante a semana por cansaço e me alimentar corretamente.
Solução:
Parei de treinar nos dois dias que mais trabalho: Segunda e Quinta e passei a treinar Sábado e Domingo.
Me organizei para carregar comigo 2 lanches a mais, assim não faltaria nutrição.

Meu Treino:
Na minha periodização meu treinamento desse mês seria focado em força, mas por conta de muito trabalho não conseguia treinar com qualidade pernas.
Solução: Treinei pernas forte, mas não realizei a periodização até o máximo de força, e transferi o movimento de força máxima para o dia de costas.

Assim meu treinamento de força máximo ficou com 2 movimentos: Puxada Aberta (já que eu consigo fazer cerca de 6-7 barras com 40kgs de caneleira) e Supino Reto.

Ao final da periodização a Puxada Aberta eu zerei a máquina das 2 academias que vou com todo e peso e o máximo de anilha que consegui colocar para 3 repetições e no Supino Reto fiz 152,80 para 1 repetição fácil.

Peso:
Eu costumo manter cerca de 88kgs, para 1,73 de altura, é o limite do peso que eu me sinto bem e consigo trabalhar sem dores nas costas ou joelhos/tornozelos. Eu estava me alimentando para manutenção, um pouco acima na verdade já que eu queria ficar mais forte e não me importava de ganhar um pouco de massa magra.
Qual foi a grande surpresa? Perdi quase 3 kgs.

O que aconteceu?
Nosso corpo responde a todos os estímulos, ou seja, se você aumenta sua atividade física diária seja através de mais exercício ou de andar mais por exemplo, isso vai gerar uma diferente resposta no seu corpo.
No meu caso o aumento de trabalho e o aumento de estresse causou uma reação fora do controle, mas o ponto positivo que podemos observar é: meu objetivo foi alcançado. Eu queria ficar mais forte e foi o que ocorreu.

Isso demonstra que nada é preto no branco é necessário experiência para conduzir um treinamento que realmente lhe traga resultados.

Abraços e Bons Treinos!

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