sexta-feira, 13 de abril de 2012

Treinando Atletas

Uma das questões mais importantes, e muitas vezes ignorada, é que atletas devem treinar de acordo com a especificidade de seu esporte.
Para isso é importante levar em conta não somente o esporte, mas seus aspectos técnico, tático, pontos fortes e pontos fracos de seu atleta para não somente melhorar a performance mas previnir qualquer lesão.

Alguns pontos no qual é importante direcionar o treinamento:

-Características gerais do esporte:
O que envolve o esporte: força, velocidade, resistência, coordenação e direcionar os exercício para a especificidade do esporte.

-Característica do atleta:
Considerar se o atleta tem mais característica de ser impulsivo, tomar a iniciativa, ser mais tático, postura do atleta e preferência dentro de sua própria modalidade.

-Melhorar as suas fortalezas:
Para um atleta se destacar ele precisa ser fantástico em algo, o melhor em algo, não somente no seu esporte. Por exemplo: um jogador de futebol que marca muitos gols recebe mais espaço que um ataca, defende, marca mas tudo sem excelente qualidade.

-Equilibrar suas fraquezas:
Não é necessário treinar exaustivamente suas fraquezas a ponto de elas se tornarem seu ponto forte, visto que isso é quase impossível, mas é necessário estar com ela ao menos equilibrada para ser utilizada no momento que for necessário.

-Programar de acordo com o objetivo:
Um treinamento deve sempre visar um objetivo maior, uma competição grande por exemplo, e o foco é que naquela competição o atleta esteja em seu melhor, as outras competições nesse intervalo devem ser tratadas como parte do treinamento e aprimoramento das capacidades que envolvem o esporte.


Lembre-se sempre de confiar no seu treinador e fazer um trabalho direcionado com seu preparador físico e técnico.
Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário