segunda-feira, 9 de abril de 2012

Treino Bodybuilder : Weider

Você provavelmente não conhece por esse nome, mas é a metodologia mais utilizada pelos fisiculturistas e adeptos do treinamento pelo mundo. O treinamento volumoso, inspirado pelo "mestre" Arnold. O método na verdade tem como autor Weider, o mesmo que é "dono" do Mister Olympia.

Para isso o treinamento então utiliza algumas idéias básica que são:

Para que um músculo hipertrofiar é necessário leva-lo a fadiga e treinar repetidas séries de muitos exercício para atingir a musculatura de todas as formas possíveis em um mesmo treinamento. Com isso o treinamento acabava por durar mais de 2hrs.

Os atletas com extrema capacidade de recuperação acabavam por conseguir hipertrofiar, e um excelente desenvolvimento, isso antes da ciência interagir no treinamento de musculação.

Com o passar do tempo milhares de pesquisas foram investigar o porquê e cada resposta que o corpo humano tinha a diferentes volumes de treinamento. Dois fatores que são importantes para quem é adepto do treinamento de volume:
-É necessário descanso adequado.
-É necessário períodos de diminuição do volume para evitar overtraining.

Sabemos que para um aluno intermediário não é necessário treinar com todo esse volume, mas para atletas extremamente treinados essa é uma metodologia que tem o seu valor, é necessário entender os riscos e tomar cuidados com as articulações, mas jamais podemos dizer que essa metodologia não da certo ou que é inadequada para uma parte do atletas.

Como podem observar é uma metodologia avançada, vamos agora entender melhor como elaborar um treinamento Weider:


Em um treinamento de Costas:

Barra fixa aberta
Barra fica pegada neutra
Barra fixa Supinada
Puxada aberta
Pullover
Remada Curvada
Remada unilateral com Halteres
Remada aberta
Crucifixo Invertido

Um aspecto importante é a divisão de treinamento, não é possível treinar um ABC dessa forma, é necessário dividir mais seu treino para que seja possível a recuperação e supercompensação da musculatura, por isso que é popular o ABCDE nessa metodologia.

Acredito que o mais importante é entender que uma metodologia tão volumosa demora anos para se utilizar e que não é começando a treinar com esse volume de exercícios que você terá seus resultados mais rápidos, é necessário uma progressão de treinamento que somente um educador físico é capaz de estipular para você.

Abraços e Bons Treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário