terça-feira, 22 de maio de 2012

Aluno de musculação deveria vir com faixa de graduação

Esta é uma expressão que surgiu em um curso que tive a oportunidade de participar como renomado nutricionista Rodolfo Peres, ele dizia que todos os alunos de musculação deveriam vir com uma faixa de graduação dizendo em que nível está aquele aluno e fazendo com que ele respeite mais aqueles que estão à sua frente.

A expressão do Rodolfo apesar de curiosa, para mim faz muito sentido. É comum pegarmos alunos que estão iniciando na musculação e estes já querem fazer ou tomar coisas que vêem os caras que são avançados fazendo ou tomando, e o pior, eles já se sentem no direito de querer interferir no treinamento prescrito pelo profissional. Nas artes marciais isso não acontece, pois existe um grande respeito pela hierarquia, um faixa azul nunca se sentirá no direito de questionar o que um faixa preta passa para alguém, por isso eu concordo com o Nutricionista quando diz que na musculação também deveria ser assim.

Não existe coisa mais chata do que aluno querendo entender mais do que Professor. Se o cara é Professor é porque estudou para aquilo (pelo menos deveria), aí vem um cara com dois meses de academia querer dar opinião na prescrição de um treinamento, em exercício A ou B. As pessoas precisam entender que musculação é muito mais complexa do que muitos pensam, por isso, o único profissional capaz de prescrever treinamento e saber o que é melhor para cada aluno é o Educador Físico.

Não é com dois ou três meses de academia que ninguém terá conhecimento suficiente para está questionando o que um Professor passa ou deixa de passar para um aluno, portanto eu deixo uma dica: confie no seu professor e se não cofia troque e procure um que inspire mais confiança, mas não vá dar opinião naquilo que você não sabe.

Abraço a todos com muita saúde!

4 comentários:

  1. Elissandro, penso exatamente a mesma coisa. As vezes realmente da vontade de expulsar alguns novatos da academia (caso eu fosse o dono). A maioria passa 2h na Internet, em fóruns de musculação e acham que já são os melhores, só pq viu um vídeo de motivação de um BB pro, geralmente treinando roubando, acha que está no nível de fazer aquilo...

    Um dia ainda terei um clube de musculação sem fins lucrativos, aonde só poderá treinar quem realmente seguir o estilo de vida, respeitar os mais avançados, guardar os pesos utilizados, etc.. Senão vai expulso sem dó nem piedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei do post, já tinha ouvido essa "teoria" em algum lugar, rs. A grande verdade é que enquanto existe a vertente séria que procura ensinar os alunos, existe a vertente do suplemento que estimula os alunos a agirem como "profissionais".
      Ah por falar nisso, esses dias estava eu lá na academia, e para variar(kkk) um aluno meu estava atrasado e eu vi um aluno colocando sei lá uns 40kg no supino reto, olhei para ele e pensei "esse vai se matar", aí fiquei ali do lado para qualquer problema salvar o cara, ai ele fez 0,25 de uma repetição, não descia nem 5cm, juro! Aí o cara "acabou" me agradeceu e começou a conversar comigo, e me disse que era formado em educação física...

      Excluir
    2. Putz... Tem cada coisa que não dá pra acreditar..

      Excluir
    3. Alexandre, espero que me convide pra trabalhar no seu clube! rsrs
      Mas o que torna o nosso trabalho ainda mais difícil são fatos como estes que o Ricardo relatou, isto de uma forma ou de outra acaba fazendo com que algumas pessoas generalizem os profissionais de Educação Física sem antes olhar quem faz parte da Vertente séria e quem não faz.

      Abraços!

      Excluir